Maquiagem-social

Maquiagem social: uma opção rentável de trabalho

Você já ouviu falar sobre o conceito de Maquiagem Social?

Pode ser que você já trabalhe fazendo este tipo de maquiagem, mas ainda não conhecia sobre este novo termo que está sendo utilizado no mundo da beleza.

Maquiagem social nada mais é que a maquiagem utilizada para eventos sociais como: confraternizações de trabalho, festas de aniversário ou casamento, batismos, saraus, workshops, formaturas, palestras…

Um fato importante é que ela é considerada uma das mais comerciais, pois sua demanda é mais alta no mercado.

Por isso, se você tem interesse em se especializar para começar a trabalhar profissionalmente como maquiador ou maquiadora, a maquiagem social pode ser uma excelente porta de entrada.

Maquiagem social- da dinheiro

Neste artigo, vamos falar sobre as suas principais características, compará-la com outros conceitos e dar algumas dicas caso você queira aprender a fazer!

Aproveite a leitura!

Qual o conceito e como é feito a Maquiagem Social?

O conceito por trás da maquiagem social é realçar a beleza natural! Para isso, o rosto deve ser uniformizado com base, corretivo e .

Os olhos e sobrancelhas precisam ser destacados, mas de forma mais sutil. Por isso, a técnica de esfumaçar a sombra é muito utilizada neste tipo de make.

Há alguns maquiadores que defendem que a maquiagem social deve ser feita com cores mais nudes e suaves para que o resultado seja mais natural.

Mas, outros profissionais dizem que o uso de cores e batons mais fortes também podem ser aplicados dentro deste conceito.

Independente da paleta de cores da make, o importante é que ela seja durável e à prova d’água. Afinal, eventos sociais podem levar muitas horas.

Apesar de ter a suavidade como característica, a maquiagem social não é indicada para ser feita diariamente, pois seus processos são um pouco mais complexos e requer tempo. Em uma rotina super atarefada, a maquiagem do dia a dia precisa ser mais prática e básica.

Quais as diferenças entre a maquiagem social, artística e conceitual?

Maquiagem social: uma opção rentável de trabalho 1

Como já falamos, a maquiagem social é mais elaborada que uma maquiagem básica do dia a dia, pois ela é mais indicada para ser usada em algumas festividades e cerimônias.

Já a maquiagem artística tem outro objetivo. Como o próprio nome cita, ela é mais recomendada para fins artísticos. Por isso, ela é muito utilizada na produção de filmes, teatro, eventos de cosplay, festas temáticas, entre outros.

O uso de cores e da criatividade é muito mais livre neste tipo de maquiagem, afinal, personagens fictícios e seres místicos são as principais inspirações.

Por último, temos a maquiagem conceitual que marca muito bem sua presença no mundo da moda. A maquiagem artística não deixa de ser conceitual, mas a diferença é o tipo de inspiração para a criação da make.

Desfiles de moda, por exemplo, sempre possuem um conceito ou uma temática por trás. E é baseado nestas temáticas que especialistas nesta área elaboram suas maquiagens.

Principais etapas da Maquiagem Social

Etapas da maquiagem social

As etapas para a elaboração de uma maquiagem muitas vezes é algo particular. Tem maquiador que passa o corretivo antes da base, outros passam depois… É complicado estabelecer regras tão rígidas nesta área.

Mas, há algumas etapas básicas que são importantes para que a maquiagem social tenha um resultado incrível!

  1. É importante deixar a pele bem limpinha utilizando sabonetes próprios para a região do rosto;
  2. Aplique um hidratante e um primer para que a maquiagem fixe melhor e deixe uma textura mais aveludada;
  3. Aplique a base com uma esponja ou pincel dando leves batidinhas. Lembre de não abusar da quantidade de produto, pois isso pode deixar a make pesada e esta não é a proposta;
  4. Use o corretivo para cobrir algumas imperfeições e amenizar as olheiras;
  5. Utilize o pó para selar a maquiagem e diminuir o brilho;
  6. Use o blush e o iluminador nas maçãs do rosto;
  7. Nos olhos, esfume bem a sombra para que não fique tão marcado, faça um contorno com um lápis e aplique a máscara de cílios;
  8. Preencha as falhas da sobrancelha com um lápis do mesmo tom;
  9. Escolha um batom que harmonize com a cor da sombra para finalizar sua make.

O uso de brumas é opcional, mas elas costumam aumentar a durabilidade. Além disso, deixam a pele com um aspecto vivo e delicado.

Erros mais comuns na Maquiagem Social

Maquiagem social: uma opção rentável de trabalho 2

O erro mais comum da maquiagem social é deixar a pele com o aspecto pesado, olhos muito marcados e contornos muito acentuados.

Quando a maquiagem começa a transformar as feições e traços da pessoa, ao invés de realçar sua beleza, ela não pode ser mais considerada maquiagem social.

Além disso, é preciso cuidado na hora de escolher o tom correto da base, corretivo e pó, para que não destoe do tom natural da pele da cliente.

Mercado de trabalho

Durante o período de isolamento nesta pandemia, as redes sociais foram “bombardeadas” de vídeos com maquiadores, profissionais e amadores, mostrando trabalhos incríveis com transições super dinâmicas, criativas e divertidas.

Esta tendência, que tomou conta de redes como o Tik Tok e o Instagram, se transformou em uma oportunidade de trabalho para muitos.

Com um grande número de visualizações e aumento significativo de seguidores, várias pessoas conseguiram fazer parcerias e ganhar dinheiro com publicidades.

Outras, que já trabalhavam na área, começaram a utilizar estas redes para ensinar seu ofício e vender cursos ou workshops online.

Tudo isso mostrou como o mercado da maquiagem é versátil e soube se reinventar em um momento de crise, mesmo com todos os salões de beleza fechados.

Maquiagem social

Se você se interessa por este mercado, quer começar a atuar na área, mas não quer se “prender” trabalhando em um salão, uma opção é montar seu próprio kit de makes e trabalhar como freelancer. Para economizar tempo, muitas pessoas preferem ser atendidas em casa.

Com o tempo, você terá sua própria cartela de clientes e conseguirá fazer uma renda mais estável. Por isso, é importante que você seja organizada, pontual e se mantenha em constante aprendizado para que você possa atender as expectativas dos seus clientes.

Veja nosso artigo de recomendação de cursos de maquiagem online. Escolha o seu e comece hoje mesmo a praticar.

Não se esqueça que a Maquiagem Social é bastante comercial! Saiba aproveitar as demandas deste mercado para que você consiga se estabilizar nesta profissão.

Gostou do conteúdo? Ele foi útil para você?

Confira mais matérias como esta acessando nosso blog!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima