Como usar pó compacto de forma correta

Que tal aprender como usar pó compacto de forma correta? No mundo da maquiagem, esse produto é responsável por uniformizar toda a produção, além de trazer mais durabilidade para o seu look. Por isso, é muito importante aprender a usar o cosmético corretamente!

Depois da base e do corretivo, o pó é justamente o que finaliza e garante o acabamento e aspecto sequinho da make. Ou seja, ele vai ajudar a controlar a oleosidade e também evitar que a make “derreta”, fazendo com que ela fique intacta por muito mais tempo.

Mas, dificilmente, aplicar um produto – qualquer que ele seja – sem nenhum preparo prévio, vai trazer bons resultados. Por trás de uma boa make existem muitos segredinhos. Durante o processo, técnicas e conhecimento de seu tipo de pele e rosto farão toda a diferença.

Por isso, se você quer evitar que sua maquiagem fique sobrecarregada, borrada ou parecendo que vai rachar, anote as dicas para se produzir com mais naturalidade!

Veja como usar o pó compacto de forma correta:

Dicas de como usar o pó compacto da forma correta
Fonte: Canva

Preparação de pele

Antes de qualquer maquiagem, é preciso limpar a pele com água morna e sabão específico para o seu tipo de pele para garantir sua durabilidade. A pele precisa ser como uma tela limpa, preparada para receber a tinta.

No caso do pó, esse processo irá evitar que sujeira e oleosidade se proliferem e, consecutivamente, que ele fique com aquele aspecto de craquelado.

Além disso, é muito importante hidratar a pele. Caso contrário, a pele vai sugar a água presente na formulação da base, do corretivo e do próprio pó, criando aquele aspecto de craquelada e seca. Então, não deixe de investir nessa etapa, ok? Abaixo, você confere dicas de como fazer a preparação de pele ideal:

Cor do pó

Além disso, escolher a cor correta é fundamental. Para uniformizar a make, a cor precisa ser igual a do seu tom de pele. Nem mais clara, nem mais escura, a não ser que você queira um tom mais escuro para reforçar o contorno do rosto.

Sendo assim, antes de comprar, teste o produto entre o seu rosto e pescoço, logo na região da mandíbula. Verifique se a se não vai destoar na pele e pronto! Este será o seu novo pó compacto queridinho.

Tipos de pele x como usar pó compacto

Como usar pó compacto de forma correta 1
Fonte: Canva Pro

Fique atenta à composição do pó que você está comprando. Se você tem a pele oleosa, dê preferência para fórmulas com um efeito matte – mais sequinho do que avelulado.

Em contrapartida, se a sua pele é seca, opte por pós compactos com acabamento mais hidratado e aveludado. Aliás, vale a pena até deixar o pó compacto de lado e investir no pó translúcido. Em contrapartida, para peles mais mistas e neutras, existem infinitas opções no mercado para “todos os tipos de pele”. Vale a pena comparar!

Escolhendo o pincel

Dê prioridade a um pincel grande e bem fofo para aplicar o pó compacto. Antes de passá-lo, dê batidinhas na sua mão para remover todo o excesso de produto.

Pincel para pó compacto

Na região dos olhos, opte por um pincel fofo, mas menor que o tradicional de pó. Pode até ser um pincel de esfumar sombra. Dessa forma, você consegue mais precisão na aplicação e não vai usar muito produto, o que pode trazer o aspecto de cansaço aos olhos.

Além disso, não deixe de higienizar os pinceis pelo menos uma vez ao mês com shampoo ou sabonete líquido. Veja como fazer isso:

Priorize a “Zona T” na hora de usar o pó compacto no rosto

Ao aplicar o produto, dê muita atenção para a “Zona T” (testa, nariz e queixo). Essa região produz muitas glândulas sebáceas e acabam acumulando muitos cravos, espinhas e imperfeições. Portanto, foque sua aplicação no centro da testa, nas laterais do nariz e no centro do queixo.

Efeito suave

Como usar o pó compacto
Fonte: Canva

Outra dica muito importante de como usar pó compacto da forma correta é aplicar o pó no centro do rosto e esfumar para as extremidades. Afinal, no restante do rosto, o toque pode ser mais suave. Com o pincel, espalhe o pó do centro para as laterais, o que vai garantir um efeito mais uniforme e não tão pesado para a make.

Truques de sombra

Como usar pó compacto

Para quem quer arriscar e aprimorar as habilidades, o pó compacto também ajuda no contorno facial ao fazer um jogo de sombra e luz. Então, ao mudar a tonalidade do pó em regiões específicas você consegue refazer linhas faciais.

Porém, lembre-se sempre de esfumar bem o pó mais escuro ou mais claro para evitar marcações, ok? Para saber como fazer o contorno, use o guia abaixo:

  • Diminuir a testa: aplique um pó mais escuro na parte superior da testa.
  • Levantar sobrancelha: Coloque um pó mais claro em baixo do canto externo da sobrancelha.
  • Afinar nariz: Aplique um produto mais escuro nas laterais das narinas.

No vídeo abaixo, você confere ainda mais dicas de como contornar o rosto:

Dica importante de como usar pó compacto!

Aqui vai uma dica extra: não deixe o pó guardado no banheiro. Por ser úmido, o local irá tirar o efeito secante e uniforme do produto. Logo, quando aplicado, ele já não vai mais ter a mesma qualidade de antes.

Além disso, se você tem dificuldades de usar o pó compacto, tente também um pó translúcido. Como a cobertura desse produto é transparente, é mais fácil de usá-lo. Além disso, ele deixa uma cobertura leve, natural e, ainda assim, sequinha na make!

E aí, gostou das nossas dicas de como usar o pó da forma correta e fazer a sua make durar muito mais sem um aspecto pesado? Então, deixe o comentário no espaço abaixo e aproveite para compartilhar o artigo nas redes sociais!

Se você quer aprender de fato como aplicar esse produto e muitos outros, talvez seja interessante pra você fazer um curso de automaquiagem online! Pense nisso!

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top