Maquiagem artística: um nicho em ascensão para profissionais da maquiagem. Conheça!

Você já ouviu falar da maquiagem artística? Há pouco tempo, esse segmento era restrito para profissionais de algumas áreas pontuais, como o teatro e o cinema. Porém, nos últimos anos, esse estilo de maquiagem começou a se expandir e alcançar outros mercados.

Ao longo desse artigo, vamos falar um pouquinho sobre o que é a maquiagem artística, as diferenças da maquiagem social e o mercado na qual ela está inserida. Dessa forma, você entende melhor o conceito e pode começar a praticar se quiser!

Vamos começar?

Você sabe o que é maquiagem artística?

O que é a maquiagem artística?

Quando pensamos em maquiagem, é muito comum lembrar de olhos esfumados, peles contornadas e com efeito glow, delineado gatinho, enfim. São as técnicas com as quais estamos mais acostumadas e que enquadram o que chamamos de maquiagem social.

Esse é o embelezamento feito por profissionais para festas, casamentos e diversos tipos de eventos.

Por outro lado, temos também maquiagens conceituais. Nesse caso, vemos grandes tendências do mundo da beleza em passarelas e editoriais de moda. Embora não sejam técnicas “perfeitinhas”, como no caso da maquiagem social, ela ainda é diferente do ramo artístico.

Um exemplo de maquiagem conceitual é o delineado gráfico, destaque dos últimos anos.

Agora, finalmente, vamos falar sobre a maquiagem artística. Enquanto o social e conceitual ainda se enquadram em conceitos de beleza e técnicas padrão, a maquiagem artística dispensa qualquer tipo de regra. Ela é conhecida pela criatividade para criar ou recriar personagens, transformar completamente o rosto e corpo de uma pessoa e estimular o criativo ao extremo.

Como mencionamos acima, esse tipo de maquiagem costumava ser restrito à um único mercado: o do teatro, cinema ou televisão. Nesse caso, é mais conhecida como “maquiagem spx”, a nomenclatura para os special effects – efeitos especiais!

 mercado de maquiagem artística

A maquiagem artística no mercado

A caracterização de personagens é, até hoje, o maior segmento da maquiagem artística, embora não seja mais o único. Grandes maquiadores foram responsáveis por algumas das criações mais memoráveis do teatro, cinema ou TV. Como exemplo, podemos citar personagens fantásticos, como da saga Harry Potter, A Forma D’Água, O Mágico de Oz e muito mais.

O mesmo acontece com personagens do teatro ou de seriados da televisão. Nesse caso, a maquiagem artística entende a essência de um personagem e alia a criatividade com suas características físicas. Logo, é criado um personagem inovador!

Recentemente, a maquiagem artística começou a invadir outro mercado gigantesco da beleza: as redes sociais. Então se você quer entra na onda de trabalho lucrativa invista em um bom curso de maquiagem.

Maquiagem artística nas redes sociais

Para que você tenha uma dimensão de como a maquiagem artística consegue captar o interesse do público, podemos citar os participantes de Glow Up, um reality show de maquiagem da BBC, cujas temporadas estão disponíveis na Netflix.

O vencedor da primeira temporada, Elis Atlantis, costuma postar fotos de suas criações, que seguem o universo das drag queens e do embelezamento. Até o momento de publicação do artigo, Elis tinha 550 mil seguidores em sua página no Instagram (@ellis_atlantis).

Enquanto isso, a participante Tiffany Hunt também é conhecida pela maquiagem artística. Em sua página (@illumin_arty), ela se transforma em personagens como a Vampira, Harley Quinn, princesa Fiona, o Grinch, e muito mais. Com 464 mil seguidores, ela se tornou a participante mais popular no Instagram.

Esse é apenas um exemplo de como a maquiagem artística conquistou seu espaço nas redes sociais. A cada dia, vemos novos artistas investindo nessa técnica para monetizar o seu conteúdo. E, como você provavelmente já sabe, não há como negar que o Instagram é um dos mercados em ascensão para os profissionais.

Quais são os produtos utilizados para maquiagem artística?

Produtos para maquiagem artística

Uma das principais dúvidas de quem quer se aperfeiçoar nesse nicho é se os mesmos produtos da maquiagem social podem ser utilizados para criações artísticas. Embora a resposta seja sim, ao começar a estudar você verá que existem alguns produtos específicos que podem fazer a diferença no resultado final.

Isso porque a transformação completa é uma das características da maquiagem artística. Logo, produtos como os corretivos comuns, BB Cream ou até mesmo bases de baixa cobertura podem não ser o suficiente para isso.

Alguns exemplos de produtos muito utilizados pelos profissionais são:

  • Pancake;
  • Pastas coloridas;
  • Próteses de diversos materiais;
  • Cola para as sobrancelhas;
  • Pó solto de diferentes cores;
  • Tintas faciais e mais.

O mesmo é válido para produtos como os slugs – as massinhas de próteses, o sangue falso, simuladores de queimaduras e até mesmo alguns produtos não tão convencionais, como é o caso do látex. Para que você tenha uma ideia melhor de como isso funciona, confira o vídeo abaixo:

Embora esses produtos possam aprimorar o resultado, lembre-se sempre de que não existem regras. Logo, é possível brincar com a criatividade para que você consiga fazer as transformações que tanto deseja!

Toque final make artística

Ah e certamente não podemos deixar de mencionar que para ter um bom resultado com qualquer maquiagem é preciso cuidar da sua pele. Então vejas nossas dicas de cuidados com a pele antes e pós maquiagem.

Maquiagem artística dá dinheiro?

Como você pode ver ao longo do artigo, a maquiagem artística é, de fato, um segmento em ascensão e que já ultrapassou as barreiras do cinema, televisão e teatro.

Seja para festas de Halloween, para o Instagram ou até mesmo para festas temáticas e trabalhos com personagens, é, sim, possível ganhar dinheiro com esse nicho. Aliás, vale até mesmo mencionar que, como são poucos os profissionais especializados neste tipo de maquiagem, pode ser ainda mais fácil construir a sua carreira do que no caso da make social.

Para isso, basta treinar e treinar muito! Felizmente, hoje em dia já existem diversos cursos especializados nesse nicho. Dessa forma, você consegue estudar e se especializar para começar a ganhar dinheiro fazendo o que ama. Boa sorte!

E aí, o que você achou desse artigo sobre a maquiagem artística? Deixe sua opinião no espaço de comentários abaixo! Não se esqueça também de compartilhar este artigo em todas as suas páginas nas redes sociais.

2 comentários em “Maquiagem artística: um nicho em ascensão para profissionais da maquiagem. Conheça!”

  1. Parabéns e o artigo esta perfeito e bem explicativo sobre o
    assunto. Infelizmente tem poucos sites abordando sobre
    esse assunto. Compartilhei no meu twitter e facebook.

  2. Eita até que fim achei o que estava procurando na
    internet. A internet é excelente, mas as vezes achar o que
    precisa pode demorar muito. Excelente artigo e vou
    compartilhar agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima