Como usar corretivo no rosto: passo a passo e dicas profissionais

Você sabe como usar corretivo no rosto? Quando o assunto é maquiagem, o corretivo é um dos melhores amigos das mulheres. Afinal, ele é responsável por esconder as imperfeições, criar aquela pele incrível e ainda ajudar com a aparência de cansaço. Por isso, nesse artigo vamos te ensinar como usar o produto da maneira correta – passo a passo.

Geralmente, esse é um produto cosmético muito procurado quando aquela espinha vermelha aparece sem avisar. Além disso, serve também para disfarçar olheiras, manchas e muito mais. É um item indispensável na sua penteadeira!

Sendo assim, olheiras, manchas, cicatrizes, acne, sardas e vasinhos sanguíneos também podem ser amenizados com o uso de corretivo. Para isso, basta conhecer a melhor forma de usar o produto! Sem mais delongas, vamos conferir as dicas?

O que é o corretivo?

Exemplo de resultado de um rosto com corretivo e sem corretivo. Como Usar Corretivo no Rosto

Antes de falarmos sobre como passar o corretivo no rosto, vamos primeiro explicar um pouquinho mais sobre o produto. O corretivo é um produto que tem uma formulação parecida com a base. Porém, ele costuma ter uma cobertura mais alta, ideal para disfarçar imperfeições.

O produto pode ter um acabamento iluminado, oleoso ou matte, sendo encontrado em diferentes formas e texturas no mercado. Por isso, é preciso conhecer o seu tipo de pele e entender qual é a cor específica para você, garantindo um acabamento perfeito. Abaixo, confira dicas para escolher o tom ideal:

É possível ainda encontrar corretivos nas seguintes texturas:

  • Líquido – ideal para rugas finas, sardas e pequenas imperfeições por ser mais hidratante;
  • Cremoso – tem cobertura alta e cobre manchas e olheiras;
  • Sólido e compacto – ideal para cicatrizes, acnes e problemas graves – mas cuidado: costuma ter acabamento seco e pode craquelar.

O que é corretivo colorido?

Como usar corretivo no rosto - entenda o que são corretivos coloridos
Fonte: Canva Pro

Atualmente, existem também os corretivos de cor, que são mais desenvolvidos para necessidades específicas. Eles funcionam para correção de cor – ou seja, o avermelhado da rosácea ou de uma espinha, uma olheira arroxeada ou amarelada, enfim.

Com tonalidades especificadas, eles amenizam imperfeições da pele que está passando por alguma alteração. Cada cor exerce a sua função de acordo com a tabela abaixo de como usar corretivo no rosto:

  • Lilás – Disfarça pele amarelada.
  • Amarelo – Neutraliza roxo.
  • Verde – Esconde vermelhidões.
  • Rosa – Neutraliza azulados normais em peles mais claras.
  • Laranja – Disfarça manchas azuladas, roxas e cinzas.

Para um passo a passo de como aplicar o corretivo colorido, não deixe de conferir:

Como usar o corretivo no rosto?

Agora que você já aprendeu mais sobre o que é o produto, vamos explicar como usá-lo da forma correta.

Antes de aplicar o corretivo, lave bem o rosto use um bom removedor de maquiagem, hidrate a pele e a região dos olhos. Afinal, se você não fizer uma boa preparação da pele, o corretivo pode acabar craquelando, piorando a aparência da make. O ideal é usar um hidratante potente ou até mesmo óleo – como as lágrimas de unicórnio – para uma hidratação extra na região dos olhos.

Caso você opte por usar o corretivo em creme, o ideal é que ele seja aplicado antes da base. Use um pincel língua de gato para depositar o produto, esfumando bem ou com um pincel de esfumar, ou os dedos, ou uma esponjinha. Confira o passo a passo:

Enquanto isso, se optar pelo corretivo líquido, ele é mais indicado para o uso após a base. Por ser mais hidratante – mesmo aqueles com acabamento matte não são tão secos quanto os corretivos em creme, eles correm menos risco de craquelarem a maquiagem.

A aplicação é a mesma: você pode aplicar o corretivo com os dedos, para uma cobertura mais alta, ou com uma esponjinha ou pincel de esfumar caso queira uma cobertura mais natural. Tudo depende do seu objetivo com a make!

Acredite: a aplicação do corretivo no rosto não é um bicho de sete cabeças! Com o treino, você vai se tornar expert e criar looks incríveis.

Como esconder olheiras?

Dicas para esconder olheiras
Fonte: Canva Pro

Antes de mais nada, lembra que comentamos que os corretivos coloridos são os mais ideais para disfarçar olheiras? Portanto, o primeiro passo é analisar a coloração da sua olheira (arroxeada, azulada ou amarelada) para escolher o corretivo colorido certo. Então, você pode seguir o passo a passo abaixo:

  • Aplique o corretivo colorido escolhido na região abaixo dos olhos, esfumando as extremidades para não deixar o produto acumular;
  • Logo depois, passe o corretivo no tom da sua pele no formato de um triângulo;
  • Sempre comece do canto interno em direção a maçã do rosto;
  • Esfume o corretivo para evitar marcações.

Essa aplicação criará aspecto lifting no rosto, dando alteza e realce.

Acnes em relevo

Como usar corretivo no rosto: passo a passo e dicas profissionais 2
Fonte: Canva Pro

Com a acne, é preciso tomar muito cuidado com o uso da maquiagem. Afinal, não basta saber como usar o corretivo no rosto: é preciso dosar bem a quantidade aplicada para não piorar a condição. Para isso, confira o passo a passo:

Use lápis corretivo ou corretivo em creme no local, dandobatidinhas com uma esponja úmida para espalhar o produto. Então, finalize com o pó.

Se a espinha estiver vermelha, use o corretivo verde, seguido pelo corretivo no tom da sua pele. Dessa forma, a maquiagem ficará ainda melhor.

Vermelhidões

No caso de vermelhidões causadas principalmente pela rosácea, o ideal é neutralizar a pele com um corretivo colorido – geralmente o verde, ou um primer também esverdeado. Em seguida, espalhe o corretivo do tom da pele, dando leves batidinhas ou esfumando as extremidades para um acabamento mais natural.

Confira truques para neutralizar a rosácea abaixo:

Inchaço

Para disfarçar o cansaço e as bolsas dos olhos, faça uma mistura entre corretivo líquido, iluminador e creme para a região. O iluminador também deve ser líquido, ok? Caso contrário, você vai fazer com que a maquiagem fique muito seca.

Aplique para baixo e para fora, com os dedos, nas têmporas, abaixo das sobrancelhas e nas olheiras. Sempre finalize com o pó translúcido para evitar que a make acumule, aumentando a aparência dos inchaços.

Vasinhos

Como usar o corretivo no rosto para esconder vasinhos
Fonte: Canva Pro

Os vasinhos na área dos olhos também costumam incomodar muito as pessoas. Porém, a boa notícia é que existem dicas de como usar o corretivo no rosto para disfarçá-los!

Assim como no caso das olheiras, é preciso analisar o tom dos vasinhos. De acordo com a coloração, você vai precisar, primeiro, do corretivo colorido em creme. Aplique na região com os dedos, dando batidinhas para evitar que o produto seque e fique com marcações.

Então, aplique o corretivo ou a base por cima. Caso opte pela base, finalize com mais uma camada de corretivo líquido. Em contrapartida, se preferir o corretivo em creme, use esse produto primeiro e, após, finalize com a base.

Cicatrizes e pontos escuros

Como usar corretivo no rosto: passo a passo e dicas profissionais 3

Por último, se você quer disfarçar cicatrizes e pontos mais escuros, o corretivo em creme também é a opção ideal. Isso porque ele tem uma cobertura mais alta que o líquido, garantindo que as imperfeições fiquem, de fato, disfarçadas.

Aplique o corretivo apenas em cima destes pontos – nada de exagerar, ok? Então, dê batidinhas ao redor para uma aplicação sem marcações e mais natural. O corretivo deve ser sempre do seu tom de pele. Caso você use um produto mais claro, você vai chamar a atenção para este ponto, ao invés de disfarçá-lo!

E aí, gostou das nossas dicas de como usar o corretivo no rosto? Então deixe seu comentário abaixo e não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais.

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top