Receita caseira para hidratação da pele: funciona? Veja como fazer!

Manter a pele hidratada é fundamental para que ela fique sempre bonita e saudável. O que você talvez não saiba é que cuidado pode ser feito em casa, utilizando receitas de hidratação da pele caseira que também podem ser aliadas aos tratamentos dermatológicos.

Para que você tenha uma ideia melhor dos benefícios, hidratar a pele periodicamente retarda o envelhecimento da mesma e também proporciona mais naturalidade a sua maquiagem.

Dessa forma, em complemento aos benefícios comprovados, os métodos caseiros são capazes também de limpar, tonificar e hidratar como qualquer rotina de beleza convencional.

Pensando nisso, separamos aqui as principais dicas e receitas que você pode seguir para manter a pele sempre saudável. Sem mais delongas, vamos conferir?

Como melhorar a hidratação da pele?

Receitas caseiras para hidratar a pele
Fonte: Canva Pro

Antes de mais nada, vamos falar sobre as dicas gerais de como você pode cuidar da pele. Depois, será ainda mais fácil seguir as receitas caseiras para hidratar a pele.

De uma forma geral, duas preciosas dicas para melhorar a saúde cutânea são:

  • Utilizar óleos essenciais (seja puro, em receitinhas ou misturado no creme hidratante)
  • Ter uma boa alimentação, ingerir bastante alimentos ricos em vitamina E.

Ao longo deste artigo, separamos dicas e receitas mais naturais para que você possa testar no conforto de sua casa! As receitas selecionadas possuem ótimo custo benefício e também são muito práticas!

Antes de qualquer hidratação, faça uma limpeza com sabonete facial neutro e água morna! Aliás, lembre-se de que a higienização da pele é muito importante na sua rotina diária. Logo, lave o rosto sempre ao acordar e antes de dormir, ok?

Receitas caseiras para hidratar a pele: funcionam? Qual a melhor para cada tipo de pele?

Receita caseira para hidratação da pele: funciona? Veja como fazer! 1
Fonte: Canva Pro

Embora as receitas caseiras sejam, sim, uma ótima forma de cuidar da pele, é preciso entender que cada pessoa tem necessidades diferentes. Sendo assim, nem toda receita que funciona para você, vai funcionar bem para uma amiga, por exemplo.

Entender qual é o seu tipo de pele é o primeiro passo para descobrir quais são as melhores opções. No vídeo abaixo, veja dicas de como descobrir o seu:

As peles secas são as que mais sofrem com a falta de hidratação. Agora, se engana quem pensa que as peles mistas e oleosas não precisam ser hidratas.

Pelo contrário: elas precisam sim! Por isso, na hora de escolher uma máscara, escolha de acordo com o tipo dermatológico. Caso contrário, poderá acontecer o efeito rebote, quando a pele aumenta a produção de oleosidade.

Descobriu qual o seu tipo de pele? Então, vamos falar sobre as particularidades de cada uma e as melhores receitas.

Pele seca

As peles secas precisam de uma rotina de hidratação mais potente. Afinal, elas são caracterizadas pela falta de elasticidade, podendo até mesmo descamar caso você não tenha uma rotina disciplinada de hidratação. Se você busca receitas caseiras para hidratar a pele. invista em uma máscara com abacate, que é alimento rico em óleo.

Hidratação para pele caseira

Para potencializar esse blend, misture com um pouco de mel. Aplique e deixe agir por 20 minutos, enxágue bem. Você vai precisar de:

  • Meio abacate
  • 3 colheres de sopa chá de mel

Outra opção para complementar essa nutrição é a máscara de iogurte natural, que contém ácido lático, remove impurezas e renova a pele. A receita deve agir por 20 minutos e ser misturada normalmente aos seguintes alimentos:

  • 1 pote de iogurte natural (200 ml)
  • 1 gema de ovo
  • 1 colher de chá de mel

Lembre-se de utilizar as máscaras ao menos uma vez a cada quinze dias e de aliar o uso ao seu hidratante facial diário.

Receitas de hidratação caseira para pele normal e mista

Em contrapartida, as peles normais e mistas costumam ter a oleosidade mais equilibrada, porém concentrada na zona T (testa, nariz e queixo). Elas ainda precisam de hidratação, mas você pode usar máscaras menos potentes que no caso da pele seca.

Para esse tipo de pele, o iogurte também é indicado pelo por conta do seu poder revitalizador da superfície. Neste caso, o ideal é batê-lo no liquidificar com aveia, deixar agir por 20 minutos e lavar na água fria! Confira as porções:

  • 1 pote de iogurte natural (200 ml)
  • Meia xícara de aveia
Hidratação para pele caseira
https://br.freepik.com/

Abaixo, confira mais dicas de como fazer uma máscara caseira:

Pele oleosa ou acneica

Por último, tome cuidado especial com as receitas de hidratação caseira para pele oleosa ou acneica. Afinal, em muitos casos, o acompanhamento médico é a melhor opção para reduzir os danos causados pela acne.

Caso você já tenha conversado com seu dermatologista e ele tenha liberado os tratamentos caseiros, a maçã é um adstringente natural, ideal para as peles oleosas ou que sofrem com espinhas. Por isso, utilize esse fruto na sua máscara, batida com levedo de cerveja. Deixe agir por 20 minutos e enxágue em água fria:

  • Meia maçã
  • 2 cápsulas de levedo de cerveja

Quer algo ainda mais refrescante e totalmente livre de óleos? Corte um pepino em rodelas e coloque sobre o rosto.

Hidratação para pele caseira
https://br.freepik.com/

Pronto! Deixe agindo por 20 minutos e depois lave bem em água morna. Sua hidratação estará em dia.

Máscara de hidratação da pele caseira para todos os tipos de pele

Essa dica é para você que vive na correria diária e procura algo prático, pois não tem muito tempo para preparar receitas de hidratação para pele caseira.

Além disso, você que ainda não tem certeza de qual é o seu tipo de pele pode investir nessa máscara, já que ela é indicada para qualquer tipo de pele.

Utilize soro fisiológico em sua pele para hidratar. Ele possui o PH próximo ao nosso. Assim, ele ajuda a eliminar impurezas e também deixa a pele super hidratada e macia.

  • um vidro de soro fisiológico
  • uma bolinha de algodão

Após o banho, molhe generosamente o algodão com o soro e aplique levemente em todo o rosto, umedeça bem a pele. Pronto! Agora é só deixar secar naturalmente para que os poros absorvam todo o soro.

Veja também: Os melhores cursos de maquiagem online.

Banho hidrante

Hidratação para pele caseira

Se você quer hidratar e relaxar o corpo todo, a dica é um fazer um banho de hidratação natural. Se tiver uma banheira, ainda melhor!

  • 4 colheres de camomila
  • 500 ml de leite integral
  • 120 gramas de flocos de aveia

Misture o leite e a camomila em um pote e deixe agindo na geladeira. No dia seguinte, despeje na banheira – ou bacia – e jogue os flocos de aveia. É só relaxar nesse banho por cinco minutos e depois se enxaguar bem.

Máscaras caseiras realmente funcionam?

Depois de ler todo esse artigo, você deve estar se perguntando se os tratamentos caseiros realmente funcionam para quem busca opções de hidratação da pele. E, sim, a resposta é que eles funcionam!

Porém, a melhor forma de garantir uma pele sempre bem cuidada e saudável é conversando com o seu dermatologista. Apenas um profissional será capaz de indicar os melhores tratamentos de acordo com as particularidades da sua pele. Portanto, invista no acompanhamento e veja a diferença que pode fazer na saúde cutânea!

Gostou das nossas dicas? Então, deixe seu comentário no espaço abaixo e aproveite para compartilhar o artigo em em todas as suas páginas nas redes sociais.

Sobre o autor

1 comentário em “Receita caseira para hidratação da pele: funciona? Veja como fazer!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top