Benefícios da limpeza de pele

Benefícios da Limpeza de pele

Você tem o hábito de fazer uma skin care diária? Conhece os principais benefícios da limpeza de pele para a sua saúde? 

Além de elevar a sua auto estima, incluir na sua rotina alguns cuidados com a pele pode prevenir algumas doenças e desacelerar o envelhecimento . 

Você não quer chegar aos 40 ou 50 anos, quando algumas marcas de expressão começam a se intensificar,  e parecer ter dez anos a mais. 

Pensando nisso, preparamos um artigo para que você conheça melhor sobre os tipos de limpeza e os principais benefícios em dedicar alguns minutinhos do seu dia para o autocuidado. 

Aproveite a leitura!

Benefícios da limpeza de pele: tipos de tratamento

Como já citamos, ter cuidados diários precisam virar um hábito na sua vida para que você possa usufruir dos principais benefícios da limpeza de pele, como:

  • Prevenção do câncer de pele, como o melanoma;
  • Prevenir ou amenizar o melasma;
  • Evitar ou diminuir acne, espinhas e cravos;
  • Retardar o processo de envelhecimento;
  • Diminuir manchas e marcas de expressão;
  • Amenizar a rosácea em peles sensíveis;
  • Renovação celular, limpando células mortas;
  • Conter a ação dos radicais livres;

Por esses motivos, vamos te explicar os tipos de limpeza de pele que você pode realizar em casa e os tratamentos que recomendamos que você faça com um especialista. Confira!

Limpeza simples

A limpeza de pele simples é aquele tratamento básico que você deve fazer todos os dias para manter a saúde do seu rosto em dia!

Se você não tem muito tempo, ou se não pode arcar com o valor dos produtos, que costumam ser bem salgados, esse tipo de limpeza é ideal para você. 

Busque sempre lavar seu rosto ao acordar e antes de dormir para retirar as impurezas. Use sabonetes faciais próprios para a região da face e, pela noite, você pode optar por uma água micelar, que também é uma ótima alternativa. 

Pela manhã, recomendamos o uso do filtro solar e, antes de deitar, indicamos que você aplique um hidratante! 

Fácil, rápido e eficiente! Seguir essas dicas pode fazer toda a diferença na vitalidade do seu rosto e evitar vários problemas futuros. 

Limpeza caseira

Benefícios da limpeza de pele caseira

A limpeza simples se encaixa nesta categoria, mas há alguns produtos e etapas que podem ser incrementados para tornar sua rotina de autocuidado mais completa. 

Como explicamos, a escolha dos produtos para realizar a higiene do seu rosto vai depender do seu tipo de pele.

Por isso, analise bem antes de gastar seu dinheirinho com cosméticos que podem não dar o resultado esperado e assim você não terá os benefícios da limpeza de pele!

Para realizar uma higienização mais completa em casa, você também precisará de um sabonete facial. Dê preferência a um que ajude a limpar bem os poros. 

Depois, você pode utilizar um esfoliante que remove de forma mais eficaz as células mortas, promovendo a revitalização da sua pele.

Além de eliminar aqueles cravinhos indesejados, seu rosto ficará mais uniformizado. 

Mas, não esfolie sua pele todos os dias! Produtos esfoliantes têm ação mais profunda e se você aplicá-lo em excesso pode ter irritações, entre outras complicações. 

Na maioria dos casos, o recomendado é esfoliar a pele somente uma vez na semana. Porém, se você sofre muito com a oleosidade, você pode realizar a esfoliação até duas vezes. 

Depois, é o momento de hidratação! Sua pele pode ficar sensível após o processo de limpeza, portanto, é importante utilizar máscaras faciais ou hidratantes que tenham um efeito calmante. 

Veja nossas dicas de limpeza de pele com produtos que provavelmente você tem em casa.3 Dicas de Mascara para Limpeza de Pele Caseira

Limpeza Profunda 

A limpeza de pele profunda possui algumas etapas que não são indicadas para se fazer em casa, por isso, o ideal é que você realize em uma clínica de estética especializada.

Uma higienização mais profunda inclui a remoção de cravos e espinhas. Para isso, será necessário o uso de produtos emolientes e vaporização que facilitam o processo de extração.

Semelhante aos primeiros passos indicados da limpeza caseira, a higienização mais profunda também se inicia com produtos para retirar as impurezas e esfoliar o rosto. 

Em seguida, é feita a aplicação de loções ou cremes emolientes que servem para “amolecer” os cravos, tornando a extração um pouco menos dolorida. Além disso, o uso do vapor também ajuda a abrir os poros no momento da limpeza. 

Após finalizada a extração, é o momento de acalmar a pele e estimular a cicatrização. Para isso, algumas clínicas utilizam aparelhos de alta frequência.

Um detalhe importantíssimo que você não pode esquecer é o uso de protetor solar. Seu rosto estará extremamente sensível e a exposição ao sol pode prejudicar o processo de restauração da sua pele.

Peeling

Benefícios da limpeza de pele com peeling

O Peeling é um procedimento muito procurado para promover a revitalização celular, amenizar rugas ou cicatrizes, suavizar manchas e também para o tratamento de acne. 

Seu processo consiste na descamação da pele que pode ser feita de duas formas:

  1. Física: a descamação é feita de forma “mecânica” utilizando aparelhos ou loções abrasivas. É o famoso peeling de cristal ou de diamante!
  1. Química: aplicando alguns tipos de ácido que ajudam a retirar as camadas mais externas da pele. 

Ambos os métodos são seguros, pouco invasivos e quase indolor. Mas, os cuidados posteriores precisam ter atenção, pois a sensibilidade da pele aumenta e a exposição ao sol precisa ser evitada ao máximo.

Benefícios da limpeza de pele a curto e longo prazo

Se você é jovem, não possui problemas graves na pele e ainda não tem muitas marcas de expressão, esses cuidados diários serão um investimento a longo prazo! 

Apesar de alguns produtos mostrarem efeitos positivos em poucas semanas, como a diminuição de manchinhas ou clareamento de olheiras, os benefícios da limpeza de pele serão mais notáveis só depois de alguns anos. 

Contudo, se você possui complicações mais sérias (como acne, melasma, dermatite…), a limpeza de pele, ou tratamentos mais invasivos indicados por profissionais, são procedimentos que podem ter resultados a curto prazo dependendo do organismo. 

Por este motivo, tanto a rotina de cuidados caseiros, como procedimentos estéticos especializados, não podem ser dispensados caso você queira ver os efeitos positivos o mais rápido possível. 

Tipos de Pele

Você sabe qual é o tipo da sua pele? Essa informação é essencial para que você possa escolher os produtos corretos e realizar um tratamento diário eficaz.

Dessa forma você poderá alcançar mais benefícios da limpeza de pele.

Por esse motivo, vamos te apresentar também os tipos de pele mais comuns que existem: 

Pele Seca

A pele seca não tem muitos poros e possui aparência mais opaca, ou seja, sem muita luminosidade. 

Quem possui a pele seca costuma ter a sensação de repuxamento, além de coceiras, vermelhidão ou descamação. 

Por sua alta sensibilidade, esse tipo de pele precisa de uma boa hidratação para compensar a falta de oleosidade, que serve para lubrificar a pele e evitar feridas ou rachaduras. 

Pele Oleosa

A pele oleosa, ao contrário da seca, possui excesso de sebo e por isso tem um aspecto mais brilhoso. 

Contudo, uma pele com excesso de oleosidade não significa que seja uma pele hidratada. 

Na verdade, muitas pessoas se equivocam ao cuidar desse tipo de pele, pois pensam que a hidratação trará mais oleosidade e acabam utilizando em excesso produtos que controlem a produção de sebo. 

Mas, esse tipo de tratamento pode resultar no aumento da oleosidade, pois a pele, para repor o sebo que foi “bloqueado” por produtos secantes, acaba ativando ainda mais a produção das glândulas sebáceas. 

O resultado disso pode ser o aparecimento de mais cravos e espinhas. Ou seja, peles oleosas também precisam ser adequadamente hidratadas!

Nesse caso, você pode gostar de ler também nosso artigo com dicas de hidratação caseira para pele.

Pele Mista

A pele mista é a mais comum entre as pessoas e suas características são as seguintes: oleosidade na testa, no nariz e no queixo, e ressecamento no resto do rosto. 

Para hidratar esse tipo de pele, também é necessário um tratamento misto, visto que é preciso hidratar as regiões mais secas e controlar a oleosidade na zona T. 

Pele Normal

A pele normal é a famosa pele de pêssego, pois possui textura mais aveludada. 

Além disso, seus níveis de oleosidade e de ressecamento são mais equilibrados, por isso são mais tolerantes e com poucos poros abertos. 

Entretanto, esse tipo de pele não está livre de problemas e precisa de hidratação adequada, uma vez que utilizando os produtos errados, o resultado pode ser o excesso de sebo ou o ressecamento.

Cuidados que você deve ter:

Veja os benefícios da limpeza de pele com argila

Nossa pele é o órgão que mais recebe exposição do meio externo e por isso está muito suscetível aos efeitos nocivos do sol e da poluição.

Além das alterações hormonais, a alimentação e o nosso stress de cada dia também são fatores que afetam nossa beleza.

Por isso, ela requer tanto precaução e cuidados apropriados. Sempre busque orientação de um dermatologista para não realizar algum procedimento que prejudique sua saúde. 

Muitos profissionais recomendam que a limpeza profunda deve ser realizada no período de 30 a 60 dias. Mas, isso vai depender do tipo de tratamento que sua pele precisa. 

Além disso, pessoas com muitas espinhas, acne ou que sofrem de extrema sensibilidade precisam de cuidado redobrado e o acompanhamento de um especialista!

Curtiu nosso conteúdo? Esperamos que sim e que seguindo nossa digas você possa alcançar todos os benefícios da limpeza de pele.

Fique por dentro de todas as matérias acessando nosso Blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *