Conheça os pincéis de maquiagem e suas funções

Você sabe quais são os principais pincéis de maquiagem e suas funções? Esses acessórios são muito importantes para conseguir a make perfeita. Porém, é normal que as pessoas se sintam confusas ao se deparar com os diversos tipos de pincel existentes.

Então, para ajudá-la a conhecer melhor os acessórios e identificar os que você precisa para se maquiar, preparamos esse guia com os pincéis que consideramos imprescindíveis. Além disso, vamos apresentar ainda as dicas profissionais para aproveitar essa variedade.

Assim, você vai saber onde investir o seu dinheiro e qual é a função de cada um deles.

Sem mais delongas, vamos começar!

Conheça os diferentes tipos de pincéis e suas funções:

Pincel kabuki de topo reto

Tipos de pincéis de Maquiagem e suas funções

Existem muitas formas de aplicar bases e corretivos: usando esponjinhas, com as próprias mãos ou com o pincel. Neste último caso, o kabuki de topo reto pode ser a melhor opção para conseguir alta cobertura e acabamento perfeito.

Isso porque as cerdas do pincel kabuki são mais firmes que outros pincéis. Com isso, você consegue aplicar a base sem desperdício e sem deixar com aquelas linhas características das cerdas.

Vale lembrar que o ideal é que você não arraste o pincel com a base, e sim dê leves batidinhas para que o produto fique mais aderente à sua pele. Abaixo, veja como aplicar a base usando este pincel:

Na hora de escolher o seu, procure um kabuki com cerdas macias. Dessa forma, você consegue um acabamento mais natural e evita irritações na pele.

Veja mais opções clicando aqui


Pincel língua de gato

Pincel Língua de gato - pincéis de maquiagem e suas funções

Por sua vez, o pincel língua de gato é conhecido por ter cerdas firmes e retas, semelhantes à língua. Ele também pode ser utilizado para aplicação de base, embora seja indicado o acabamento com as esponjinhas.

O língua de gato pode ser encontrado no tamanho grande para base, médio para os corretivos e pequeno para os detalhes nos olhos. Esse último pode ajudar na execução de técnicas como o cut crease, caracterizado por marcar o côncavo para aumentar o olhar.

Como as cerdas são firmes e retas, ele não absorve quase nada de produto. Consequentemente, ele é mais indicado para quem busca uma cobertura altíssima da base e do corretivo.

Ele também pode ser usado para aplicar contornos em creme e até mesmo o hidratante por todo o rosto, caso você não queira usar as mãos para a etapa de preparação da pele.

Veja mais opções clicando aqui


Pincel de depositar sombra

Conheça os pincéis de maquiagem e suas funções 1

O pincel de depositar sombra costuma ser mais macio. Ele é parecido com o língua de gato, porém tem o tamanho ideal para ser usado no olhos.

Com certeza esse não poderia faltar quando se fala em “Pincéis de maquiagem e suas funções”. Suas cerdas são perfeitas para depositar os pigmentos sem que eles caiam para a região abaixo dos olhos. Além disso, sua maciez ajuda a manter o brilho de sombras cintilantes.

Ele também pode ser encontrado em diversos tamanhos. Com isso, você pode optar por um pincel que cubra toda a pálpebra ou versões menores para detalhes, como a criação de um ponto de luz no canto interno do olho.

Veja mais opções clicando aqui


Pincéis de maquiagem e suas funções: chanfrado

Conheça os pincéis de maquiagem e suas funções 2

O pincel chanfrado é utilizado para delinear os olhos ou as sobrancelhas. Sua principal característica é a ponta mais fina, o que ajuda a criar efeitos como o delineado gatinho.

Além disso, ter um lado mais fino que o outro ajuda a alcançar áreas mais difíceis, como o canto interno do olho ou o final das sobrancelhas. Por último, também pode ser usado para corrigir delineados e esfumados, com a ajuda de um corretivo.

Quer uma dica? Abaixo, veja como fazer um delineado impecável com esse pincel:

Veja mais opções clicando aqui


Pincel de esfumar

Conheça os pincéis de maquiagem e suas funções 3

É muito difícil falar sobre os principais pincéis de maquiagem e suas funções sem citar o pincel de esfumar. Portanto, não há dúvidas de que ele é obrigatório no kit de qualquer mulher que ama maquiagem.

Também disponível em vários tamanhos, esse tipo de pincel costuma ser maior e mais fofo que outras versões, geralmente em formato de cone. Ele é utilizado para esfumar a sombra, criando transições de cores – que podem ser entre si ou da cor para a pele.

O ideal é que você compre pelo menos 3 tamanhos diferentes. Com isso, fica mais fácil testar diferentes técnicas de olhos esfumados. Aproveitando o assunto, veja abaixo como treinar o esfumado clássico que deve fazer parte do arsenal de qualquer beauty lover:

Dica extra: você sabia que também é possível usar o pincel de esfumar para passar corretivo? Como ele é conhecido por espalhar bem os produtos, ele traz um acabamento natural e sem excesso de corretivo na região abaixo dos olhos. Vale a pena testar!

Vaja mais opções clicando aqui


Pincel de pó

Conheça os pincéis de maquiagem e suas funções 4

O pincel de pó é o maior dentre os principais pincéis de maquiagem. Para garantir um bom resultado, ele precisa ser bastante macio. Afinal, cerdas duras podem atrapalhar o desempenho da base.

Essa versão de pincel também costuma ter o formato cônico, o que ajuda em locais como os cantos do nariz e a região abaixo dos olhos. Ele é utilizado para aplicar o pó solto ou compacto. Por sua vez, esse produto é responsável por selar a pele e aumentar a durabilidade da make.

Veja mais opções clicando aqui


Pincel de iluminador

Conheça os pincéis de maquiagem e suas funções 5

O iluminador se tornou o queridinho de maquiadoras e mulheres apaixonadas por maquiagem. Porém, nem todo mundo sabe qual é o pincel perfeito para aplicar esse produto.

O pincel de iluminador tem o formato semelhante aos pincéis de esfumar, porém ele costuma ser maior. Como esse produto também deve ser bem esfumado na pele, esse é formato ideal para aplicação.

Além do pincel de esfumar gigante, você pode utilizar também o pincel leque para aplicar o iluminador. Porém, nesse caso, você corre o risco de deixar o rosto marcado caso não esfume bem.

Veja mais opções clicando aqui


Pincel de contorno e blush

Conheça os pincéis de maquiagem e suas funções 6

Por último, não podemos finalizar a lista de pincéis de maquiagem e suas funções sem citar o contorno e o blush. O acessório usado para esses dois produtos tem as cerdas e tamanho parecidos com o pincel de pó, mas ele é chanfrado.

Esse formato permite uma transição melhor na pele e ajuda a deixar as marcações mais precisas. Logo, também é essencial no seu kit!

Aliás, você pode também aplicar o iluminador com esse pincel. Dessa forma, com um único acessório, você consegue aplicar tanto o blush, quanto contorno e iluminador!

Veja mais opções clicando aqui

Como lavar os pincéis de maquiagem?

Agora que você conhece todos os pincéis de maquiagem e suas funções, é importante lembrar também que eles devem ser bem higienizados para que você possa aproveitá-los da melhor forma.

Lave os pincéis a cada 15 dias para evitar que eles criem problemas como a acne ou a proliferação de microorganismos. Para isso, você pode usar detergente neutro, colocando uma pequena quantidade na palma das mãos e esfregando os pincéis com cuidado, até que a espuma fique branca.

Para enxaguar, use água corrente fria ou morna e jamais molhe o cabelo – afinal, isso pode fazer com que a cola se desgaste. Por fim, deixe os pincéis secando na posição horizontal em cima de uma toalha longe do sol. Também nunca use o secador, ok? O ideal é que eles sequem naturalmente!

Ao final do artigo, se você tem dúvidas de como montar o seu kit ou como utilizar esses materiais, talvez uma boa opção seja fazer um curso de automaquiagem online.

Qual desses pincéis de maquiagem é o seu favorito? Deixe seu comentário no espaço abaixo! Além disso, aproveite também para compartilhar o artigo nas redes sociais.

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top