Olheiras Escuras

Olheiras escuras: dicas de como disfarçar com maquiagem

Se você sofre com as olheiras escuras, saiba que você não está sozinha. Ocasionadas por diversos fatores diferentes, esse é um dos traços que mais incomodam as mulheres e fazem com que elas queiram aprender a disfarçar com a maquiagem.

Caso você se enquadre nesse grupo de pessoas, esse é o artigo certo para você! Além de apresentar algumas técnicas importantes para neutralizar a cor, vamos também falar sobre o que causa as olheiras e quais são os possíveis tratamentos.

Dessa forma, você deixa de sofrer com esse problema de uma vez por todas!

Vamos lá.

O que causa as olheiras escuras?

Antes mesmo de pensarmos em disfarçar as olheiras com maquiagem, precisamos entender quais são as suas principais causas para prevenir o problema.

Um dos principais fatores que causam olheiras com a pigmentação escura é a idade. Com o tempo, é normal que a região abaixo dos olhos comece a perder a sua cor e fique mais funda. Nesse caso, o melhor combate é o uso dos cosméticos com ingredientes específicos, como a vitamina C e o retinol.

Além disso, as olheiras também podem aparecer por conta da sua genética. No caso de pessoas morenas, por exemplo, existe uma condição conhecida como hiperpigmentação periorbital. Ela proporciona uma produção maior de melanina, causando a pigmentação escura na região dos olhos.

Além disso, o cansaço e a falta de proteção solar também podem ser fatores determinantes. Logo, uma boa rotina de sono e a aplicação diária de protetor solar também podem ajudar você a se livrar das olheiras escuras.

Ah, e enquanto estamos passando a maior parte do tempo em casa, vale a pena lembrar que o protetor solar também é muito importante, mesmo sem sair, ok?

Afinal, ele protege da influência indireta dos raios de sol e, quando combinado com alguma base, BB Cream ou até pó compacto com cor, ajuda a proteger também da luz visível (de celulares, televisão e notebook, por exemplo), melhorando o aspecto das manchas no rosto.

Como os cosméticos podem ajudar?

Conforme já mencionamos acima, existem alguns ativos presentes em cosméticos especiais para a área dos olhos que podem ajudar a clarear olheiras escuras.

Dentre os principais componentes, vale destacar a vitamina C, a niacinamida, a cafeína e o retinol. Ao ler o rótulo de cremes para a área dos olhos, você verá que eles estão presentes na maioria das composições de tão eficazes que são!

A niacinamida e a cafeína são responsáveis pelo clareamento de manchas e por desinchar bolsinhas abaixo dos olhos. Enquanto isso, a vitamina C e o retinol atuam como poderosos antioxidantes, prevenindo os sinais do tempo.

Como a pele na região dos olhos é mais fina, ressecada e sensível que o resto do rosto, é muito importante que você invista em um cosmético específico para essa região. Aqui vão algumas indicações de produtos perfeitos para ajudar você a tratar olheiras escuras:

Agora que você já sabe um pouquinho mais sobre as olheiras escuras e como é possível prevenir e tratar, vamos para o assunto principal do texto: como a maquiagem pode ajudar?

4 passos para disfarçar olheiras escuras:

4 passos - esconder olheiras escuras

Prepare bem a região dos olhos

O primeiro passo de qualquer maquiagem é preparar bem a pele. No caso de maquiagem para os olhos, isso é ainda mais importante, já que as olheiras, o ressecamento e as linhas finas podem atrapalhar o resultado final.

Então, antes de começar a maquiagem, invista em um dos produtos citados acima para hidratar a região dos olhos. Assim, sua pele fica preparada para receber bases e corretivos sem ficar com uma textura feia.

Escolha o corretivo colorido ideal para o seu tom de pele

Você provavelmente já ouviu falar nos corretivos coloridos para neutralizar a coloração de olheiras escuras, certo? Porém, o que você talvez não saiba é que nem todas as cores funcionam da mesma forma.

Antes de mais nada, é preciso entender se a coloração das suas olheiras é mais arroxeada (quente) ou acizentada (frio).

Essas cores partem do mesmo princípio do subtom da base, por exemplo: se o seu subtom é quente, você deve escolher bases mais amareladas, enquanto pessoas com subtom frio devem optar por bases rosadas.

Então, você pode escolher o melhor corretivo de acordo com as seguintes indicações:

  • Olheiras escuras azul-arrocheadas: corretivo de coloração alaranjada e;
  • Olheiras escuras verde-acizentadas: corretivo de coloração rosada.

Vale lembrar que a intensidade da cor varia de acordo com o tom da pele. Então, quem tem pele clara e olheiras arrocheadas, por exemplo, pode optar pelo corretivo amarelo. Enquanto isso, pessoas com pele escura já podem investir em tons de laranja mais fortes.

Lembre-se de esfumar bem o corretivo na região dos olhos. Assim, a cor será neutralizada e o corretivo colorido não vai aparecer no resultado final.

Cubra o corretivo colorido com um corretivo no tom da sua pele

Agora, será preciso esconder esse corretivo colorido bem esfumado. Para isso, você pode optar pelo corretivo no tom da sua pele ou um tom abaixo para iluminar. Aqui, entra o produto com o qual você já está acostumada!

Por trabalhar com camadas de produtos, procure sempre utilizar uma quantidade menor do corretivo para que ele não acumule nas linhas finas dos olhos. O excesso pode prejudicar o resultado!

Sele com o pó

Por último, é preciso “fechar” todas essas camadas para que elas durem ao longo do dia e para que o produto não fique acumulado. Então, basta aplicar um pó translúcido ou com cor na região dos olhos.

Como o pó segura a hidratação da pele, tente não exagerar na quantidade, ok?

Viu só como neutralizar as suas olheiras escuras com maquiagem pode ser mais fácil do que você imaginava? Agora, basta procurar o produto certo de acordo com a coloração no seu rosto e você conseguirá disfarçá-las com muito mais facilidade.

Vale lembrar que os cuidados com a pele são muito importantes na hora de tratar as olheiras e até mesmo deixar o seu rosto preparado para a maquiagem, certo?

Caso você ainda tenha dúvidas sobre o tema, deixe seu comentário no espaço abaixo. Aproveite também para compartilhar o artigo nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *