10 dicas de automaquiagem para iniciantes

Vamos conferir as melhores dicas de automaquiagem para iniciantes? Há muito tempo, a make deixou de ser uma obrigação e se tornou um verdadeiro hobby para milhões de mulheres ao redor do mundo. Porém, para quem gosta, mas não leva jeito, se maquiar é muito complicado e parece que pagar um maquiador se torna mais fácil e prático. Aqui vai uma boa notícia: isso não precisa ser verdade!

Afinal, a arte da automaquiagem não é tão complexa assim! Além de tempo, a iniciante irá precisar de muito treino e muita paciência, é lógico. Com um pouco de treino, você também pode se tornar especialista e verá que que até as makes mais produzidas podem ser feitas de casa,

Por isso, separamos aqui mais uma listinha com dicas para quem está iniciando. Aproveite!

Veja 10 dicas de automaquiagem para iniciantes:

Automaquiagem para iniciantes
Fonte: Canva Pro

Analise seus traços e tipo de pele

Cada pessoa é única! Por isso, faça um estudo do seu rosto para saber quais produtos devem ser aplicados e também quais os tipos de maquiagens que deseja fazer.

Antes de mais nada, é muito importante analisar o seu tom de pele, para não errar no tom da base, bem como o formato dos olhos e do rosto no geral. Dessa forma, você vai aprender a valorizar os seus traços por meio do visagismo. Saiba um pouco mais sobre o tema no vídeo abaixo:

Descubra o que você mais gosta e o que não aprecia tanto assim para que possa valorizar e disfarçar em seu visual.

Da mesma forma, conhecer o tipo de pele vai ajudá-la a escolher os produtos mais adequados para a preparação de pele. Por exemplo, se você tiver a pele oleosa, pode ser uma boa ideia investir em um hidratante em gel, com a textura mais leve; em contrapartida, quem tem a pele seca vai se beneficiar de produtos mais densos, com uma hidratação potencializada.

Logo, se você quer arrasar na automaquiagem para iniciantes, essa é uma das dicas mais valiosas!

Iluminação e tempo

Dicas de automaquiagem para iniciantes
Fonte: Canva Pro

Da mesma forma, é preciso tomar muito cuidado com a iluminação. Para começar a treinar, dê preferência à luz natural. Afinal, é assim que as outras pessoas vão te enxergar! Se possível, invista em espelhos e penteadeiras camarim com a luz branca – essa é a mais ideal para conseguir enxergar bem o tom das cores.

Uma boa dica para quem está começando é observar a maquiagem em diferentes ambientes com iluminações antes de sair de casa: por exemplo, a luz branca dos ambientes, a luz natural, a luz amarela de algum cômodo, enfim. Com isso, você consegue ter a certeza de que está com uma bela maquiagem.

Nesse sentido, tente também não apressar o processo. Como você está aprendendo, se maquie com calma, observando todos os passos e movimentos para aprender bem.

Kit de pinceis para automaquiagem para iniciantes

Pincel dicas de automaquiagem para iniciantes

Embora um bom kit de pinceis possa fazer toda a diferença no resultado final, não se preocupe! O que muitos não te contam é que você não precisa ter dezenas de pinceis para conseguir fazer um look incrível em você mesma.

Uma esponja macia, por exemplo, já pode ser usada para aplicar a base, o corretivo, o contorno, o blush cremoso e até mesmo o pó translúcido. Logo, com um único produto, você basicamente faz a pele completa!

O mais indicado é que você invista em uma esponja macia, de dois a três pincéis para esfumar (de preferência em tamanhos diferentes), um pincel chanfrado para blush e iluminador, um pincel de pó, um pincel com escova para sobrancelha, dois pincéis pequenos de detalhes e, se quiser, um pincel de boca.

Pronto! Esse já pode ser o seu kit completo para começar. Não se esqueça de limpar bem os seus pinceis a cada uso ok? Abaixo, veja como fazer isso:

Pele

Depois de limpar e hidratar o rosto, a maquiagem se inicia pela pele. Lembre-se de sempre usar a base no tom da sua pele, assim como o corretivo – isso mesmo, nada de tom abaixo ou acima!

Nesse sentido, uma boa dica de automaquiagem para iniciantes é utilizar o BB Cream. Afinal, ele é tipo uma base, porém mais suave. Prefira usar o corretivo apenas em olheiras e onde há real necessidade para evitar o uso excessivo de produtos.

Sobrancelhas e contornos

10 dicas de automaquiagem para iniciantes 1
Fonte: Canva Pro

Essa é a segunda etapa a ser seguida. Fique atenta ao contorno do seu rosto e, nesse momento, esqueça os tutoriais já vistos. Afinal, cada tipo de rosto vai exigir um contorno diferente, conforme você vai conferir abaixo:

Depois do contorno, você pode aproveitar para já preencher as falhas na sobrancelha. Dê preferência ao lápis macio ou às pastinhas em creme. Afinal, esses são os produtos mais fáceis de usar por iniciantes. Então, siga a direção dos fios e finalize com um gel incolor para fixar.

Aplicando o pó

Use um pincel gordinho para fazer a aplicação do pó compacto, garantindo rapidez e praticidade na hora de se maquiar. Uma dica para deixar mais uniforme é passar o produto de dentro do rosto para fora (extremidades).

Se você tiver dificuldade em usar o pó compacto, já que ele tem cobertura, tente usar o pó translúcido. Com isso, você terá um produto mais fácil e leve de usar, mas que não vai prejudicar a durabilidade da make.

Batom para automaquiagem para iniciantes

Passar batom dicas de automaquiagem para iniciantes

Quem tem dificuldades de conseguir aquele contorno perfeito para os lábios pode investir sem medo em um lápis de boca. Afinal, esse tipo de produto garante mais precisão na hora de desenhar os contornos. Em seguida, bastará preencher os lábios com batom!

Iniciantes também podem gostar de usar os famosos lip tints ou lip balms. Assim, você começa a se acostumar com a maquiagem aos poucos.

Sombra, delineador e rímel

Inicialmente, prefira utilizar apenas uma sombra, colocando naturalmente na pálpebra e esfumando de leve até o côncavo. Para isso, use os pincéis de esfumar, já que, por serem fofinhos, dificilmente deixam marcações na make.

Porém, não tenha medo de fazer o delineado! Comece treinando com a caneta, que é mais fácil de usar que o delineador líquido. Por mais que não fique bom no começo, com o tempo você vai pegar prática.

Abaixo, veja dicas de como consertar o delineado:

Se você tem dificuldades com a curvatura dos cílios, o curvex também pode ser a solução ideal. Apenas tome cuidado para não puxar os fios, apertando com delicadeza para conseguir o efeito curvado e alongado nos olhos.

Excesso de produtos

Muito se engana quem acredita que a automaquiagem para iniciantes exige muitos produtos. Na verdade, o ideal é que você invista em um kit apenas com os produtos que você, de fato, vai usar, sem que nada fique parado.

Além disso, evite aplicar muito produto no rosto – principalmente na pele, como a base e o corretivo. Use poucas quantidades para conseguir um efeito mais natural.

Não desista!

Por fim, aqui vai uma das mais valiosas dicas de automaquiagem para iniciantes: nunca deixe de treinar! Apenas a persistência leva a perfeição, ok? Para te ajudar, siga blogueiras e youtubers que falam de maquiagem.

Não tenha medo de quebrar regras! A maquiagem é um hobby incrível e que pode ajudar você a se expressar. Então, treine o que você gosta. Em pouco tempo, você já será expert no assunto!

Se você se sente insegura e deseja de fato dominar as técnicas de maquiagem, pense que talvez vale a pena fazer um curso de maquiagem online.O importante é você testar e descobrir o que fica bom e melhor em você, treinando as habilidades aos poucos até que se sinta confortável para criar produções incríveis!

Gostou das dicas? Então, deixe seu comentário no espaço abaixo e aproveite para compartilhar o artigo nas redes sociais. Até a próxima!

2 comentários em “10 dicas de automaquiagem para iniciantes”

  1. Olá MAKEVIDA. Adorei o conteúdo, não são apenas dicas, aí tem muita informação de qualidade. Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima