Conheça a Profissão Manicure

Profissão Manicure: dicas para entrar no mercado de trabalho!

Você tem interesse em trabalhar no ramo da estética, mas não tem ideia do que fazer? Que tal conhecer melhor sobre a profissão manicure e descobrir se este trabalho não é o ideal para você? 

Sabemos que clientela não falta, afinal, este é um tipo de serviço buscado por um grande número de pessoas, sobretudo pelo público feminino. 

Mas, como iniciante, é preciso ter um pouco de paciência até conseguir fidelizar alguns clientes, principalmente se você decidir trabalhar como autônomo(a). 

Nesse artigo, vamos falar sobre alguns requisitos importantes da profissão manicure e dar algumas dicas que vão te ajudar a ingressar nesse mercado. Vamos lá? 

Profissão Manicure: requisitos e habilidades

Mulher sorridente fazendo unhas

Cursos profissionalizantes

Uma dúvida frequente é se a profissão manicure obrigatório ter alguma especialização específica.

A resposta é depende! Isso mesmo, depende de onde você quer chegar.

Ou seja, se você quer conseguir uma vaga de trabalho em um salão de renomado ou quem sabe abrir seu próprio negócio, te digo que se especializar é fundamental.

Contudo, isso não significa que se você não tiver um certificado não irá conseguir um trabalhar na área.

Entretanto, estudar é muito importante não apenas para ter a certificação, mas também para aprender a manusear as ferramentas e praticar as principais técnicas. 

Além disso, há muitos cursos de manicure online ou presencial que oferecem certificados que vão ser muito importantes para enriquecer o seu curriculum.

Questão de saúde

Materiais de trabalho limpos em cima da mesa de uma manicure profissional

Fora o aprendizado das técnicas, há alguns conhecimentos relevantes que os profissionais desta área devem adquirir sobre a saúde das unhas. 

Afinal, há algumas doenças comuns como micose, granuloma, líquen, entre outros tipos de inflamações, que você precisa saber identificar. 

Portanto, verifique se o curso que você irá fazer possui módulos que ensinem o básico sobre estas questões de saúde.

Dependendo da gravidade da lesão ou infecção nas unhas, não é recomendado fazer nenhum procedimento estético antes de tratar. 

Lembrando que você não deve recomendar medicações para o seu cliente. O ideal é aconselhá-lo a buscar um médico. 

Além disso, aprender a forma correta de esterilizar todo seu material a cada sessão também é essencial, pois isso vai prevenir qualquer tipo de contaminação. 

Habilidades necessárias

Habilidade manual

“Eu preciso ter habilidade manual para ser manicure?”

Se você tiver, será excelente! Mas, isso não é um pré-requisito necessário. Afinal, qualquer habilidade pode ser adquirida por meio da prática. 

Quanto mais você praticar, mais habilidoso(a) você irá se tornar. Além disso, a tendência é que você fique mais rápido com o tempo e isso também é uma qualidade importante. 

Fora as técnicas básicas como lixamento, polimento, remoção de cutículas e esmaltação, é interessante que você também desenvolva habilidades para fazer unhas artísticas (nail art). 

Elas estão super na moda e saber fazê-las é um grande diferencial. Sem falar nas unhas postiças e unhas de gel. Você pode ter que investir em alguns materiais próprios para aplicar estas técnicas, mas estes serviços são muito mais rentáveis!

Como conseguir os primeiros clientes?

Profissional Manicure atendendo sua cliente sorrindo

Se você iniciar sua carreira trabalhando em um salão ou clínica de estética, seus primeiros atendimentos serão com os clientes do próprio estabelecimento. 

Apesar de não precisar captar clientes, você é responsável por fidelizá-los. Por isso, é importante se atentar a alguns detalhes, como: 

  • mantenha sua mesa de trabalho e equipamentos sempre limpos e organizados;
  • priorize a higiene e esterilize bem suas ferramentas; 
  • foque na sua tarefa, pois distrações podem fazer com que você cometa erros;
  • seja educada, gentil e evite ser muito invasiva durante as conversas com o cliente;

Todas estas dicas com certeza vão te ajudar a garantir com que os clientes retornem para fazer o trabalho com você! 

Agora, se você está iniciando sua carreira como autônomo(a), ofereça seu trabalho para amigos, colegas ou familiares. Lembre-se que a melhor publicidade é a “de boca em boca”, ou seja, a indicação dos seus próprios fregueses. 

Além disso, as redes sociais também são excelentes meios para divulgar seu trabalho e alcançar um maior número de pessoas. Sempre faça registros dos serviços e foque em mostrar seus diferenciais. 

Este artigo foi útil para você? 

Conta pra gente nos comentários se você gostou de todas estas dicas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima