A maquiagem faz parte da vida de toda mulher em qualquer fase da vida. Por isso, que tal conferir as melhores dicas de maquiagem para pele madura? Aqui, você vai encontrar truques para continuar maravilhosa nessa fase tão especial da nossa vida. Este artigo contém preciosas dicas de maquiagem para pele madura, para que você continue ainda mais linda nessa fase tão especial.
As transformações que surgem após os 40 anos faz com que muitas mulheres voltem a ter inseguranças na hora de maquiar. Isso acontece porque o rosto que antes era lisinho está perdendo a elasticidade, ficando mais ressecado e podendo até escamar. Porém, será que isso é realmente um problema?
Cada vez mais, o envelhecimento deixa de ser um tabu e começamos a abraçar o que antes considerávamos imperfeições. Com as rugas, linhas de expressões e a pele mais fina é natural que algumas coisas mudem. Mas, não nada é tão complexo assim! Se for para resumir maquiagem para pele madura em uma só palavra seria: leveza.
Pegue leve nos traços e escolhas de tons! Nesse sentido, separamos aqui um passo a passo com dicas que vão desde a preparação até o momento após a maquiagem!
Sumário do conteúdo
Confira abaixo 10 dicas de maquiagem para pele madura:
Limpe bem a pele
Os cuidados da pele são importantes em qualquer etapa da vida. Especialmente, um rosto em fase de amadurecimento precisa estar sempre limpo. Em dia de maquiagem, principalmente, evite tirar muito a oleosidade natural da pele.
Afinal, a pele madura é conhecida pro ser mais ressecada. Então, use sabonetes gentis, com fórmula gel-creme que é mais suave e também aplique água termal. Evite o uso de tônicos adstringentes e prefira os produtos hidratantes para manter o viço da pele.
Jamais se esqueça da hidratação
Como já mencionamos acima, com o passar dos anos, a tendência da pele é perder oleosidade e ficar ressecada. Por isso, a hidratação é tão importante para as peles que estão nessa fase.
Escolha um creme ou até mesmo um sérum de sua preferência e passe todos os dias, não somente quando for se maquiar. Dê preferências às fórmulas mais densas, que oferecem uma hidratação mais profunda. Sabe aquele famoso Niveia da latinha azul que as pessoas tanto temem? Aqui vai uma dica: ele é um dos melhores e mais baratos hidratantes para a pele madura!
No dia de produção, é fundamental que, antes de aplicar as camadas de maquiagem, você hidrate bem a região, aplicando em formas circulares para ativar a circulação sanguínea da face. Lembre-se de hidratar bem a região dos olhos, já que essa é uma das áreas mais ressecadas do rosto.
Para potencializar a hidratação, faça a seguinte massagem facial com o creme ou óleo de sua preferência:
Use protetor solar
A proteção contra a ação dos raios de sol é fundamental em qualquer faixa etária. Logo, é um cuidado que deve ser mantido como hábito. Quando mais cedo você começar, mais vai preservar a saúde cutânea.
Mas, na idade madura é ainda mais importante para evitar complicações de pele. Após a hidratação, aplique um bom protetor solar de fator mínimo 50. Além de contribuir ainda mais para a hidratação da pele, você vai ficar protegida!
Use um primer hidratante
Antes de aplicar qualquer maquiagem, invista em um bom primer. Esse é o tipo de produto que é amigo das mulheres em todas as idades. Infelizmente, muitas pessoas pulam essa etapa.
O que é um erro! Afinal, esse produto uniformiza a pele, permite que a maquiagem dure por mais tempo, disfarça os poros e ainda deixa a superfície com aspecto aveludado.
Claro que não dá para exagerar. Ou, você corre o risco de ficar artificial ou até mesmo parecer como se estivesse esfarelando, dependendo da marca.
O ideal para a pele madura é que você use um primer hidratante. Aliás, essa é uma das melhores dicas de maquiagem para peles maduras: sempre que possível, use produtos hidratantes. Com isso, você melhora a elasticidade e recupera o viço da pele, garantindo um resultado muito mais belo na make.
Use bases e corretivos leves e fluídos
Quanto mais fina e fluída a sua base for, melhor! Escolha sempre uma cobertura baixa ou suave. Se engana que ao escolher produtos de alta cobertura as rugas irão ser escondidas. Na verdade a base ficará acumulada entre os vincos e irá evidenciar ainda mais as imperfeições.
Para o corretivo, a dica é a mesma: quanto mais fluído melhor. Aplique somente onde realmente existe necessidade, há alguma imperfeição, para não sobrecarregar.
Se lembre sempre que base e corretivos em excessos dão uma aparência de artificialidade. Abaixo, confira indicações de bases leves e perfeitas para a pele madura:
- Base Aqua Hidratante, da quem disse, Berenice?
- Base fluída, da Vult;
- Teint Miracle, da Lancôme;
- Colorstay Dry Skin, da Revlon;
- Base líquida protetora Hyaluronic, da O Boticário.
Com certeza, entre essas indicações, você vai encontrar a melhor para você!
Capriche na sobrancelha
Com a idade, os fios tendem a cair mais e a sobrancelha pode apresentar falhas. Por isso, aposte em lápis ou pastas de sobrancelhas e suavize o efeito com o esfumador.
Escolha a cor na tonalidade natural do seu pelo ou até mesmo um pouco mais claro. Porém tudo irá depender do seu tom de pele. O ideal é que você faça alguns testes até encontrar uma cor que fique harmoniosa.
Prefira as sombras matte
Se você quer disfarçar as linhas naturais que se formam na região dos olhos, não use sombras cintilantes, nem muito escuras. As primeiras evidenciam rugas e imperfeições e as outras deixam a make envelhecida e com um aspecto pesada.
Quando for se maquiar, aposte em cores de efeito matte e de cores neutras e suaves, como um bege e um marrom, por exemplo.
Para dar destaque ao olhar, faça um esfumeado nos olhos. Depois, finalize com lápis de olhos na parte superior dos olhos e uma máscara para cílios.
Ainda assim, lembre-se de que na maquiagem não há regras. Portanto, se você quer se jogar nas cores e investir no brilho, não tenha medo! Embora as dicas de maquiagem de pele madura sejam passadas com o intuito de mascarar linhas e rugas, o mais importante é que você se sinta bem com a male!
Use batom e blush delicados
Os tons delicados seguem sendo a dica e, nessa etapa, mais do que nunca! Na boca, usar um batom nude é uma escolha bastante elegante.
Para potencializar a região, pegue um lápis de boca de tonalidade mais fraco e faça o contorno. Depois, preencha os lábios com um batom nude mais escuro.
Para o blush priorize sempre tons rosados e de pêssego, passando bem de leve. Quanto menos produto você utilizar, mais natural será o resultado.
Abra mão do pó compacto
Será que o pó compacto é realmente necessário? Como as peles maduras não possuem tanta oleosidade, os pós compactos podem ser deixados de lado para evitar que eles resseque a maquiagem.
Isso deixaria a base com aquela aparência de craquelada, sem necessidade. Além do mais, uma make sem pó te deixará com um ar bem mais leve e suave se souber valorizar outras regiões.
Para selar a pele e prolongar a durabilidade sem pesar no resultado, dê preferência ao pó solto e translúcido. O pó da Chanel e o pó da Laura Mercier são excelentes opções para a pele madura. Afinal, eles selam, mas sem pesar e mantendo a hidratação e o viço natural. Lembre-se de aplicar com um pincel fofo para evitar o acúmulo de pó.
Invista em cuidados noturnos
Após aproveitar os benefícios da maquiagem, nunca durma com seus resíduos. De noite, use um bom demaquilante e lave o rosto com um sabonete leve, como o gel-creme. Utilize também um creme antissinais para a sua faixa etária, com ativos anti rugas ou com Retinol A.
No dia seguinte, lave o rosto e siga uma rotina de pele normalmente. Isso fará a diferença para se maquiar com mais segurança!
Dormir com a maquiagem impede o processo de renovação celular, consequentemente acelerando o envelhecimento natural da pele. Sendo assim, faça com que o demaquilante vire rotina em sua vida!
Para entender melhor como fazer maquiagem corretamente é interessante fazer um curso de maquiagem, assim você vai aprender como trabalhar com qualquer tipo de pele.
Ei ai? Gostou das nossas dicas? Então deixe seu comentário abaixo e não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais!