Tônico Facial: 6 dicas para usar o produto sem errar

O sabonete nem sempre consegue ir tão a fundo quando se trata de remover resíduos como sujeiras, maquiagens e filtros solares. Por isso, o tônico facial é um produto fundamental no processo de cuidados com a pele.

 É responsável por uma limpeza mais profunda da derme, normalizando o PH, removendo excesso de oleosidade e impurezas e evitando a obstrução de poros.

Mas, se for utilizado de forma errada ou excessivamente, o tônico pode ocasionar irritações, dermatites e até mesmo infecções.

Por isso, antes de tudo, tenha consciência que cada pessoa tem um tipo de pele e deve procurar a fórmula ideal de tônico para aplicar na sua pele.

 Para que o tônico seja um aliado e não um vilão, separamos aqui algumas dicas preciosas. Confira:

Todos os tipos de pele

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o tônico facial não é indicado apenas para pessoas com peles oleosas ou com espinhas.

Como serve para uma limpeza profunda, de forma geral, existem muitas fórmulas do produto no mercado atualmente.

Diferentes fórmulas

A fórmula mais conhecida é a adstringente, que nem sempre é a mais recomendada para todos os tipos de pele porque leva álcool em sua composição.

Mas, fique atenta aos rótulos porque existem outras: calmante, hidratante, revigorante e cicatrizante, por exemplo. Antes de comprar um tônico, descubra primeiro o seu tipo de pele.

Oleosas

Como possuem mais óleo facial, as peles oleosas devem optar por um tônico adstringente, que ofereçam cobertura e ação matificante.

Secas

Esse tipo de pele deve optar por uma fórmula sem álcool e bem hidrante, para evitar ressecamentos.

Acneicas

Peles com muitas espinhas e cravos devem utilizar tônicos com fórmula cicatrizante.

Mistas e jovens

Podem optar por uma versão revigorante ou até mesmo calmante do produto.

Como aplicar?

Lave o rosto com um sabonete, em gel ou barra, para seu tipo de pele. Se estiver com maquiagem, remova com demaquilante de sua preferência.

Lave o rosto antes de aplicar tônico facial

Seque e aplique o produto com um algodão de forma bem leve, para não causar atrito.  Para ativar a circulação, faça uma massagem com batidinhas leves e depois deixe secar naturalmente.

Tônico para peles maduras

Existe tônico exclusivo para pessoas com idade à cima de 40 anos.

Como a derme já esta em processo natural de envelhecimento, é mais do que normal que exista um produto exclusivo para tratar a pele com os nutrientes e com uma fórmula ideal, que não agrida a superfície.

Hidratação

Tônico facial

Após aplicar o produto da forma correta, não esqueça de aplicar um hidratante para seu tipo de pele e também um protetor solar de mínimo fator 50. São cuidados básicos que devem ser mantidos diariamente

Demaquilante x tônico x adstringente

Existe diferença entre esses três produtos? O demaquilante serve para a retirada superficial de maquiagem e o tônico para a remoção de qualquer impureza e resíduo de forma mais profunda.

O adstringente é bastante parecido com o tônico, com a diferença de que a maioria pode conter álcool, sendo mais indicado para peles oleosas.

Gostou das nossas dicas? Então deixe seu comentário abaixo e não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais.

Leave A Reply

Navigate