Maquiagem Infantil

7 Dicas de maquiagem infantil para daminhas e formandas

A maquiagem infantil é um grande mistério na mente de pais e até mesmo de maquiadoras. Afinal, eu deveria maquiar minha filha para eventos como casamentos e formaturas? Bem, a resposta é sim! Mas não da forma como você imagina.

Quando pensamos em maquiagens para grandes eventos, logo imaginamos o combo completo: primer, base, corretivo, pó, blush, contorno, olhos elaborados e até mesmo cílios postiços! Porém, no caso das crianças, o minimalismo é a solução ideal.

Além do embelezamento, a maquiagem infantil tem também outra função: a diversão e confiança da criança! Por ver as mamães usando maquiagem, é comum que as meninas também queiram se aventurar por esse mundo. Com as cores, elas podem também começar a construir sua autoconfiança e autoestima.

Então, desde que você saiba como manter a maquiagem ideal para a criança, sem exageros, não há problema algum em utilizar os produtos para ocasiões especiais. Ao longo desse artigo, você verá as melhores dicas para isso. Vamos começar?

Esqueça a base!

É difícil imaginar uma maquiagem sem base, não é mesmo? Porém, no caso das crianças, a base pode atrapalhar mais do que ajudar. Isso porque elas provavelmente vão correr e se divertir muito com as amigas após as cerimônias. Logo, a base pode derreter e ter um resultado feio e desconfortável.

Além disso, vale lembrar que normalmente utilizamos a base para esconder e suavizar imperfeiçoes. Mas a pele das crianças costuma ser mais lisa que a de adultos, com menos manchas e relevos. Portanto, esse tipo de produto não é necessário na maquiagem infantil.

Se você quiser, é possível utilizar um pó compacto com cor apenas para uniformizar o tom da pele. Porém, lembre-se de que isso não é necessário!

Mantenha os olhos simples, sem acúmulo de produtos

A regra número um da maquiagem infantil é tomar cuidado com a quantidade de produto. Ao aplicar sombras, evite deixar o acúmulo de pó ou até mesmo esfarelados na região dos olhos. Com a energia das crianças, o produto pode acabar entrando nos olhos, causando alergias e irritações.

Em vez disso, você pode até mesmo usar uma sombra cremosa ou pigmento mais fino. Além de evitar essas irritações, você consegue um resultado mais suave e sem muitos exageros.

Um esfumado simples já é o suficiente para garantir um ótimo resultado na sua maquiagem. A seguir, vamos falar sobre as cores ideais para a maquiagem.

Tome muito cuidado com a máscara de cílios

Com certeza, sua filha vai querer usar a máscara de cílios! Mas, como você provavelmente já sabe, esse produto irrita muito os olhos quando aplicamos de forma indevida.

Para as crianças, busque um pincel que seja mais fino e que não pegue tanto produto na embalagem. Pinceis em formato de bolinha podem ajudar a aplicar sem que a máscara entre nos olhos.

Uma camada já é o suficiente!

Use blush com pigmentação leve

Blusch leve em Maquiagem Infantil

Assim como as sombras, é importante evitar blushes muito pigmentados. A bochecha das crianças já costuma ter uma coloração mais intensa que a de adultos, então o produto pode deixar um resultado sem harmonia quando utilizado sem parcimônia.

Procure cores como o rosa bebê e pêssego, dependendo do tom de pele da sua filha. Para aplicar, utilize um pincel menor do que você normalmente usaria em você. Pode ser um pincel de esfumar grande ou o de iluminador!

Troque o iluminador por glitter fino

Outra dica muito bacana para a maquiagem infantil é trocar o iluminador tradicional por um glitter fininho. Essa técnica confere um aspecto mais de criança, mágico e fantasioso para a make!

Porém, evite aquele tipo de glitter de papelaria, com flocos muito grossos que podem deixar a pele com aspecto feio. Pelo contrário, o ideal é utilizar glitters para os olhos, com o pó bem fininho para um resultado discreto.

Escolha o glitter prata ou dourado, de acordo com o tom de pele da criança. Evite versões holográficas ou coloridas que podem tirar a harmonia da maquiagem.

Opte por cores pastéis

Cores Pasteis - Maquiagem Infantil

Agora, vamos falar sobre cores. Quando pensamos em maquiagem para nós mesmas, logo imaginamos os batons rosa-choque, roxo e principalmente vermelho. Sombras marrons e pretas são as mais desejadas pelas clientes e o blush geralmente fica entre o rosa e o pêssego, mas com muito mais pigmentação.

No caso das crianças, tudo isso pode ser muito exagerado. Nesse caso, o ideal é investir em cores pastéis, as conhecidas como “candy colors”. Lilás, verde, roxo, rosa bebê e azul turquesa são alguns exemplos de cores que podem combinar com essas ocasiões especiais sem deixar a maquiagem muito “adulta”.

Como as cores pastéis estão super em alta no mundo da maquiagem, não será difícil encontrar paletas neste tom!

Invista no lip tint

Maquiagem infantil - prefira Lip tint

Por último, que tal trocar o batom por um lip tint? Além de ser mais leve e confortável, eles são fáceis de serem reaplicados e não dão muita cobertura na boca da criança.

Um bom lip tint seca com muita facilidade. Isso significa que ele tem menos chances de borrar quando a criança começar a brincar nas festas. Além disso, eles são fáceis de levar na bolsa e costumam ter um cheirinho que agrada às crianças!

Além disso, existem diversas cores dentre as quais você pode escolher. Então, basta separar os seus favoritos e começar a criar a sua maquiagem!

Como você pode ver, esse tipo de make para crianças não tem muitos segredos. Na verdade, tudo o que você precisa é se lembrar de que o minimalismo é a opção ideal, já que elas não precisam de muitos produtos para alcançar um resultado belo e divertido.

Por outro lado, não se esqueça de aproveitar esse momento da maquiagem como uma hora divertida para mãe e filha. Fale sobre os produtos, deixe que ela aplique o batom, por exemplo, e, acima de tudo: divirta-se!

Caso você ainda tenha dúvidas sobre a maquiagem infantil, deixe seu comentário no espaço abaixo. Aproveite também para compartilhar o artigo nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *