Micropigmentação labial

Micropigmentação Labial: conheça tudo sobre essa nova tendência!

Você já assistiu a algum filme que retrata a década de 50 onde as mulheres tinham o costume de acordar mais cedo que os maridos só para poder soltar os bobs do cabelo e passar um batonzinho?

Já pensou se existisse micropigmentação labial naquela época? Seria a maior febre entre o público feminino!

Nos dias de hoje, as prioridades das mulheres são outras. Com uma rotina sobrecarregada, conciliando trabalho e família, a otimização de certas tarefas estão se tornando cada vez mais necessárias.

É por isso que procedimentos estéticos como a maquiagem definitiva estão se popularizando cada vez mais. Afinal, fazer maquiagem todo santo dia requer muito tempo.

Pensando nisso, preparamos um artigo sobre todas as informações e curiosidades que você precisa saber sobre a Micropigmentação Labial. Não tome qualquer decisão antes de ler tudinho!!

Vem conferir!

Micropigmentação Labial: o que é?

Nova tendência entre várias famosas como Anitta, Duda Reis, Cleo Pires e Grazi Massafera, a micropigmentação labial é uma técnica utilizada para “pintar” de forma semi-permanente a camada superficial da boca.

Ou seja, você sempre vai parecer estar de batom. Além disso, você ainda pode escolher se quer uma tonalidade mais forte, ou mais suave.

Assim como a micropigmentação capilar e a micropigmentação de sobrancelhas, o procedimento realizado nos lábios também utiliza o dermógrafo. Um aparelhinho semelhante à uma caneta que possui vinculado na sua ponta uma agulha que deve ser descartada a cada sessão.

Tipos de efeitos da Micropigmentação Labial

Como citamos, a tonalidade desejada nos lábios é escolhida pela cliente. Mas, recomendamos que você peça uma opinião da especialista que realizará a micropigmentação para escolher um tom que seja mais harmônico com a cor da sua pele.

Depois de escolhida a cor dos pigmentos, você vai decidir se prefere um efeito mais natural, ou o efeito batom. Conheça agora as principais diferenças!

Efeito Natural ou Aquarela

micropigmentação Labial

Este efeito terá como resultado lábios levemente corados. Para isso, são utilizados pigmentos com cores bem suaves e o contorno não é acentuado.

Além disso, há também a opção do famoso efeito lábios gradientes, muito comum entre as coreanas, deixando um aspecto super natural.

A técnica utilizada para isso é chamada de degradê invertido, ou seja, a pigmentação no centro da boca é com um tom mais forte, e as laterais são mais claras.

Efeito Batom

Esta opção deixa os contornos mais evidenciados e utiliza pigmentos com cores mais presentes, como o vermelho.

Lembrando que, mesmo com o efeito batom, a pigmentação vai perdendo a cor durante os meses. Por isso, é necessário fazer alguns retoques se você deseja usufruir do procedimento por mais tempo.

Principais benefícios desta técnica

Ao passar dos anos, é normal que nossos lábios diminuam de tamanho e fiquem mais finos.

E, se você não é muito fã de procedimentos mais invasivos como o preenchimento labial, a técnica de micropigmentação pode resolver seu problema, pois é possível delinear o contorno da sua boca proporcionando uma aparência mais volumosa.

Além disso, a micropigmentação labial também pode amenizar marcas de expressão ou cicatrizes. Fatores que mexem bastante com a autoestima de muitas pessoas.

Outra vantagem apontada por alguns especialistas é a possibilidade de combinar técnicas que estimulem a produção de colágeno durante o procedimento da micropigmentação.

Desta forma, o resultado será lábios mais firmes e com mais vivacidade. Porém, é importante ter alguns cuidados antes e após a aplicação dos pigmentos. Confira!

Micropigmentação Labial

Contra indicações

Se você está com alguma ferida nos lábios, seja por conta de herpes ou qualquer outro tipo de infecção, não é recomendado que você realize este procedimento.

Além disso, grávidas ou mulheres que estão amamentando, também precisam evitar qualquer tipo de tratamento estético que envolva o depósito de pigmentos na pele.

Outros grupos que também não são indicados para fazer a micropigmentação labial são: diabéticos descontrolados, pessoas que fazem uso de anticoagulantes ou que estão tratando algum tipo de câncer.

Cuidados antes do procedimento

Se você não se encaixa em nenhum dos casos citados que são contra indicados, então o único cuidado que você precisa ter antes de realizar o procedimento é hidratar bem os lábios, pois os pigmentos não fixam direito quando a pele está seca.

Por isso, evite usar por alguns dias batons matte, e abuse de hidratantes labiais e filtro solar!

Cuidados pós micropigmentação

Pode ser que seus lábios fiquem levemente inchados no dia da aplicação. Por isso, é recomendado fazer compressas frias para amenizar este efeito.

Além do mais, se você tem aquela terrível mania de ficar arrancando as peles que vão soltando da boca quando o clima está muito seco, pode parar!

No período de cicatrização, é normal que a pele descame por estar muito sensível. Para evitar que isso aconteça, continue utilizando o hidrante e o filtro solar!

Também é relevante lembrar de fazer uma constante higienização da boca para evitar que qualquer tipo de bactéria cause alguma infecção.

Na primeira semana após o procedimento, também é importante que você evite:

  • Passar batom;
  • Consumir bebidas quentes;
  • Fumar;
  • Realizar outros tratamentos estéticos no rosto.
  • Usar pomadas ou cremes com algum tipo de ácido;
  • Comidas picantes;
  • Banhos quentes e sauna.

Lembre-se de sempre perguntar para o especialista sobre estas precauções. Nossa boca é uma região muito propícia para qualquer tipo de infecção, e um pequeno descuido pode gerar problemas desnecessários.

Durabilidade, sessões e outras curiosidades…

Por quanto tempo vou poder economizar na compra de batons?

Não espere que a intensidade da cor obtida no primeiro dia permaneça por muito tempo, pois o normal é que o pigmento fique mais claro durante o período em que a pele está cicatrizando.

Além disso, a durabilidade da micropigmentação e a porcentagem que a tonalidade irá clarear, depende muito do seu organismo e dos cuidados após a aplicação.

Em média, o tom pode clarear de 50 a 70% nos primeiros dias, e o procedimento pode ter a durabilidade de 1 a 2 anos. Normalmente, esta técnica necessita de apenas 2 sessões, sendo que a segunda é só para o retoque.

Quanto tempo dura a sessão de micropigmentação labial? Vai doer?

A primeira sessão dura cerca de 2 horas e não costuma doer muito. Pessoas com maior sensibilidade podem solicitar o uso de uma pomada anestésica para aliviar o incômodo.

Anestesia para micropigmentação labial

Quanto vou ter que desembolsar?

O valor do procedimento pode variar dependendo da cidade, região, qualidade do material utilizado e da clínica. Mas, realizando poucas pesquisas você perceberá que a média varia entre R$500 a R$1800 reais por sessão.

Onde posso realizar?

Apesar de ser não ser um procedimento muito invasivo, sempre seja cauteloso no momento de escolher a clínica e o profissional que irá executar.

Opte por um especialista com certificação e experiência. Há muitos profissionais no mercado pouco qualificados que, apesar de cobrarem mais barato, podem não conseguir atingir suas expectativas.

E se eu me arrepender? O que eu faço?

Se você não gostar do resultado, ou se você enjoar do efeito depois de algum tempo, fique tranquila! É possível sim remover!

A forma mais segura para a remoção da micropigmentação labial é utilizando o laser. Nosso conselho é que você dê preferência para realizar este procedimento com um dermatologista.

Contudo, há situações isoladas de clientes que não gostaram do resultado e também não conseguiram reverter a situação.

Isso pode acontecer devido a quantidade e qualidade do pigmento aplicado. Por isso, pense bastante antes de realizar e escolha com cuidado o local onde irá fazer!

Veja também nossos artigos sobre Micropigmentação Capilar: descubra como se tornar um profissional qualificado e também Curso de Micropigmentação de Sobrancelhas – Os Melhores em 2021.

Gostou deste conteúdo sobre micropigmentação labial? Ele foi útil para você? Participe nos comentários abaixo, será um prazer conversar com você.

Acompanhe todas as nossas matérias acessando nosso blog!

Um abraço e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *