3 dicas importantes para trabalhar com unhas em gel

Você quer trabalhar ou fazer uma renda extra oferecendo o serviço de unhas em gel, mas não sabe por onde começar? Não se preocupe, que nós vamos te ajudar! 

Há quem pense que as unhas em gel são apenas uma tendência passageira no mercado. Contudo, muitas artistas, cantoras e influencers internacionais já aderiram a esta moda há bastante tempo, e não parecem querer abandoná-la. 

Afinal, unhas grandes e bonitas trazem aquele ar de poder e imponência que muitas mulheres desejam. Sem falar na questão da durabilidade, que é um dos maiores atrativos para quem busca esta técnica. 

Mas, para oferecer um serviço de qualidade que atraia e fidelize os clientes é preciso conhecer bem este procedimento, praticar bastante e saber escolher os seus materiais de trabalho. 

Nesse artigo, vamos dar algumas dicas essenciais para você que quer começar com o pé direito nessa profissão, que pode ser super rentável! Vamos lá? 

Unhas em gel: o básico que você precisa saber

mão feminina secando unhas na cabine UV

As unhas em gel são feitas de um material com textura viscosa e sem cor, que são aplicadas sobre as unhas naturais. A grande vantagem é que você pode moldá-las no tamanho e formato que quiser.

Além de proporcionar o alongamento desejado, as unhas em gel podem durar de 15 a 20 dias, caso o cliente tome os devidos cuidados. 

O recomendado é que a manutenção seja feita de 15 em 15 dias. Mas, isso também vai depender da velocidade do crescimento das unhas naturais. 

Além disso, é preciso avaliar com cuidado os casos de pessoas que buscam por este procedimento por ter problemas com unhas fracas. Afinal, a propensão é que esta técnica enfraqueça ainda mais. Por isso, analise se é viável fazer!

Quando o cliente já possui unhas grandes e não quer alongar,  só é necessário realizar um “banho de gel”. Ou seja, aplicar a técnica só para garantir resistência e maior durabilidade. 

Como é feita aplicação

Profissional realizando o procedimento de unhas de gel

A aplicação de unhas em gel seguem basicamente as seguintes etapas: 

  • Cutilar, lixar e polir as unhas; 
  • Usar um desidratador para tirar o excesso de oleosidade;
  • Aplicar do gel base para estruturar a unha;
  • Secar na máquina de luz UV ou LED; 
  • Aplicar a segunda camada de gel para fazer a modelagem;
  • Passar novamente pela secagem no aparelho de luz UV; 
  • Ajustar o formato e aplicar um finalizador;

É bastante comum a utilização de um primer antes de colocar o gel para evitar que fique espaços, pois isso pode contribuir para a proliferação de bactérias e fungos.

Lembrando que essas são as etapas básicas. Afinal, cada profissional tem sua forma particular de realizar este procedimento. 

Dicas para começar a trabalhar com unhas em gel

Um bom profissional deve conhecer bem o serviço que realiza para atender e orientar sua clientela da melhor forma possível. Pensando nisso, separamos algumas 3 dicas super importantes para você. Anota aí!

#01: Faça cursos profissionalizantes 

Mulher estudando. tem um lap top e alguns papeis e agenda sobre a mesa

Mesmo que você nunca tenha trabalhado como manicure, é totalmente possível começar sua carreira na área de estética já oferecendo o serviço de unhas em gel. 

Afinal, a maioria dos cursos de alongamento de unhas ensinam técnicas básicas de manicure as mais avançadas de nail designer. Isso inclui como remover cutículas e lixar corretamente.

Sendo assim, fique atento na hora de escolher um curso, veja se a grade curricular aborda os temas que você julga importante aprender.

Além disso confira se o curso emite um certificado válido. Certamente ter uma documento que comprove sua formação irá ter dar mais credibilidade no mercado de trabalho.

Isso vale tanto para quem deseja empreender ou arrumar um emprego fixo.

Mas uma ótima dica é, não fique somente em assistindo aulas pra assimilar bem as matérias ensinadas durante o curso é necessário praticar bastante! 

Então se você quer adquirir experiência e não sabe por onde começar, tenho duas ideias para lhe sugerir. A primeira é contar com amigos e familiares para serem seus cobaias.

Mas se você prefere não seguir por esse caminho, talvez seja interessante oferecer seus serviços como estágio não remunerado em salões, clínicas e outros.

Quem sabe até ao finalizar o estágio role uma vaguinha na equipe, não é mesmo?

#02: Adquira materiais de boa qualidade

Materiais para alongamento de unhas em gel

Se você decidir trabalhar como autônomo(a), vai precisar adquirir alguns materiais. Essa é a hora de fazer muitas pesquisas e encontrar os produtos com melhor custo-benefício. 

Para te ajudar, fizemos uma listinha de alguns materiais que são super importantes: 

  • Alicate e lixas (banana, reta e fecha poros);
  • Tesourinha para unha ou cortador;
  • Hidratante de cutículas, espátulas e palitos;
  • Gel (base, construtor e finalizador);
  • Pincel para gel, tips, pinças e presilhas;
  • Primers e Top Coat;
  • Cabine de luz UV ou LED;
  • Esmaltes e acessórios para decoração;

Caso você possa investir em uma lixa elétrica, analise os tipos de brocas que você vai comprar. Além disso, ter uma mãozinha para treino é uma ótima aquisição a princípio.

Não se esqueça também de sempre utilizar luvas durante o procedimento e esterilizar bem seus materiais. Afinal, os cuidados com a limpeza contam muito na hora de fidelizar um cliente. 

#03: Oriente seus clientes sobre os cuidados com a unhas em gel

Profissional realizando atendimento de cliente em um salão de beleza

Essa é uma dica super preciosa, pois caso as unhas em gel quebrem com pouco tempo, o cliente pode vir questionar seu serviço e a qualidade de seus materiais, se você não tiver o orientado previamente. 

Por isso, vale a pena preparar um pequeno folder com dicas básicas para garantir a durabilidade das unhas. Assim, você evita qualquer transtorno desnecessário. 

Procure alertar sobre o possível enfraquecimento das unhas após a retirada do gel, principalmente se for feita de maneira inadequada. Além disso, enfatize sobre a importância em fazer as manutenções. 

Há algumas recomendações que parecem bobas, mas são super necessárias, como: tomar cuidado ao fechar a porta do carro, não forçar a unha na hora de apertar a descarga, não abrir latinhas, e até mesmo digitar com mais delicadeza. 

Outra orientação importante é sobre o uso regular de materiais de limpeza que podem diminuir a durabilidade das unhas. Portanto, sempre indique o uso de luvas. 

Conheça as diferenças entre unhas em gel, unhas em acrílico e unhas em fibras de vidro

mão feminina com unhas em gel esmaltadas na cor pastel marrom claro

Apesar das unhas em gel serem uma das mais comuns para realizar o alongamento, há também outros materiais que podem ser utilizados para esta finalidade, como as unhas em acrílico e as unhas em fibra de vidro. 

Alguns clientes não conhecem a diferença, por isso, é importante que você saiba explicar as características de cada uma. 

As unhas em gel, como já citamos, são feitas de um material gelatinoso e incolor que precisa dos raios ultravioleta para endurecer. 

Já as unhas em acrílico utilizam tips (acessório para extensão) para fazer o alongamento. Para unir as unhas naturais com as extensões são utilizados dois materiais: líquido monômero e o pó acrílico.  

Se forem bem cuidadas, elas podem durar até 30 dias. Contudo, o aspecto não fica tão natural como as unhas em gel, principalmente quando o cliente quer alongamentos muito grandes. 

Além de tudo isso, temos as unhas em fibra de vidro. Essa técnica é mais complexa e costuma levar mais tempo do que as outras. 

Os filamentos de fibra de vidro costumam ser menos nocivos que os outros materiais, além de trazerem um aspecto super natural. Sua durabilidade também vai depender dos cuidados que o cliente vai ter. 

Gostou de todas estas dicas? 

Não deixe de compartilhar com aquela pessoa que você que se daria muito bem nessa área! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima