Profissional nail designer trabalhando concentrada

Saiba tudo sobre a profissão de Nail Designer!

Você deseja trabalhar como nail designer, mas não sabe por onde começar? Calma, que nós vamos te ajudar!

O nail design é uma tendência que chegou e parece que veio para ficar. Afinal, ele traz duas soluções que a maioria das mulheres sempre desejaram: unhas grandes e durabilidade. 

O profissional de nail designer, além de fazer a decoração das unhas, também realiza o alongamento de unha, que pode ser feito com fibra de vidro, gel ou acrílico. 

Este procedimento aumenta as unhas para o tamanho desejado e as mantêm bonitas por muito mais tempo. Apesar de manutenções mensais serem necessárias, a esmaltação, por exemplo, dura em média de 2 a 3 semanas. 

Ou seja, uma excelente solução para quem quer manter as unhas em dia, mas não tem tempo para ir à manicure toda semana. 

Por esses motivos, o nail design conquistou o coração de tantas pessoas, aumentando significativamente a demanda no mercado. 

Para não perder a oportunidade, muitos profissionais começaram a se especializar nesta técnica e estão vendo sua renda crescer muito mais. Afinal, a remuneração é bem maior comparado aos serviços prestados por manicures. 

Quer saber mais sobre esta profissão e como ingressar neste mercado? Então, continue lendo este artigo! 

O que é preciso para se tornar um(a) nail designer?

Mãos em fazendo alongamento de unhas na cliente

Cursos e prática! Essa é a resposta!

Muitas pessoas se perguntam se é preciso fazer um curso de manicure antes de realizar um curso profissionalizante para se tornar um nail designer. A resposta é não! 

A maioria dos cursos de nail design já ensinam técnicas básicas como cutilagem, lixamento e esmaltação. Afinal, você também precisará realizar a limpeza das unhas antes de aplicar o alongamento e fazer a decoração.  

Sendo assim, se você nunca trabalhou como manicure antes, não se preocupe pois você aprenderá todas as técnicas necessárias.

Uma dica bacana é verificar se o curso que você deseja fazer oferece módulos que ensinam o básico. 

Após a conclusão do curso, a melhor forma de aprimorar sua técnica é praticando. Não espere que os resultados de seus primeiros trabalhos saiam muito glamurosos. 

Busque se inspirar em profissionais mais experientes na área, mas não desanime fazendo comparações com o seu trabalho. Ninguém nasce dominando uma técnica sem esforço e dedicação! 

Materiais básicos de um nail designer 

Materiais de trabalho pra nail designer
em cima da mesa

Se você decidir começar a trabalhar como autônomo(a), você vai precisar adquirir seus próprios materiais. Por isso, vamos falar daquelas ferramentas que são indispensáveis para quem está iniciando. 

Antes de tudo, precisamos enfatizar a importância em adquirir materiais de boa qualidade, pois isso vai influenciar no resultado final do seu trabalho. 

A maioria dos clientes que buscam por este serviço querem a garantia de longa durabilidade. Por isso, faça uma boa pesquisa das marcas e fornecedores. 

Se o alongamento das unhas cair na primeira semana, certamente você receberá reclamações, e a probabilidade do cliente retornar a fazer o trabalho com você será bem baixa. 

Confira agora as principais ferramentas que você vai precisar.

Lista de materiais:

  • Alicates e cortadores de unha;
  • Amolecedor de cutículas; 
  • Algodão e removedor de esmaltes;
  • Lixas (se você conseguir investir em um modelo elétrico vai te poupar muito tempo);
  • Palitos, luvas e presilhas de curvatura; 
  • Pincéis para gel; 
  • Gel para unhas (evite comprar marcas falsificadas, pois não tem boa durabilidade);
  • Bases, esmaltes e top coats; 
  • Acessórios para decoração (cristais, purpurina, esponjas, carimbos);
  • Cabine de luz UV ou LED (essencial para secar o gel);
  • Esterilizador elétrico ou autoclave (para esterilizar seus materiais);

Nunca se esqueça de esterilizar bem seus materiais e não reutilizar aqueles que são descartáveis. Afinal, você precisa evitar qualquer tipo de contaminação para preservar a saúde das unhas das suas clientes.  

Além disso, é importante anotar o valor gasto com todos estes equipamentos para que você possa calcular seu custo operacional. Desta forma, você poderá definir seus valores adequadamente, e não sair no prejuízo.

Se quiser mais dicas de como precificar seus serviços, confira nosso artigo “Vale a pena trabalhar como manicure a domicílio?”. 

Dicas para conseguir seus primeiros clientes

Profissionais com jaleco branco em uma esmaltaria

Depois de praticar e ganhar mais confiança, é hora de divulgar seu trabalho! Esta é a melhor forma de atrair seus primeiros clientes. 

Lembre-se de registrar todos os seus resultados para que você possa mostrar para o público. Afinal, seu serviço envolve estética e as pessoas são atraídas pelo visual de suas fotos. 

Invista bastante no marketing digital. Estude formas de crescimento orgânico e tráfego pago para atingir seu público-alvo. Não usufruir das redes sociais para fazer divulgação é um grande erro de vários iniciantes. 

Por isso, aprenda a utilizar as ferramentas do Instagram, Facebook, Whatsapp e e-mail marketing a seu favor. Certamente você conseguirá atrair seus primeiros clientes em pouco tempo. 

Fidelizando sua clientela

O serviço de um nail designer é mais complexo do que os serviços prestados por manicures. Por isso, os valores também são diferentes. 

Por ser um serviço “mais caro”, os clientes acabam sendo mais exigentes com os resultados. Daí a importância em utilizar materiais de excelente qualidade para que você não tenha problemas. 

Este fator influencia diretamente no processo de fidelização, pois se o cliente achar que seu trabalho não foi bem feito, pode ser que ele nem volte para fazer a manutenção. E não é esse o seu objetivo, correto? 

Além de garantir que os materiais usados não vão te trazer dor de cabeça, é essencial que você busque um alinhamento com as expectativas dos seus clientes. Mas, como assim? 

Mão feminina exibindo unhas feitas por sua nail designer.

Você está oferecendo um serviço personalizado, ou seja, é preciso saber o que o cliente deseja detalhadamente. Por isso, colete bem as informações sobre o tamanho do alongamento, o formato da unha e sobre o estilo de decoração. 

É interessante pedir que o cliente traga referências (fotos) para que você tenha uma ideia mais exata daquilo que ele deseja. Isso vai fazer toda a diferença! 

Além disso, sempre oriente em relação aos cuidados com o alongamento. Caso aconteça de uma unha cair por conta de um descuido, a probabilidade do cliente vir fazer a manutenção sem acusar a qualidade dos seus materiais é bem menor. 

Não se esqueça também de orientá-los em relação a remoção da unha de gel. Caso seja feita de forma inadequada, ela pode danificar as unhas naturais. Por isso, enfatize a importância em realizar um retorno com você para fazer tal procedimento. 

Se quiser saber mais sobre como fidelizar seus clientes, leia também nosso artigo “4 dicas de atendimento para manicure”. 

Gostou de conhecer mais sobre o nail designer? Conta pra gente nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima