Tipos de Sobrancelha

Tipos de sobrancelha: saiba mais sobre isso aqui

Você sabia que existem diferentes tipos de sobrancelha? Ao começar a estudar, é muito normal que as profissionais acreditem existir apenas um modo “padrão” de fazer a depilação e o design em suas clientes.

Isso acontece, geralmente, porque existem “sobrancelhas da moda” e, por isso, as clientes acabam pedindo sempre o mesmo formato.

Porém, a verdade é que nem todo tipo de sobrancelha ressalta as características de beleza naturais da sua cliente. Pelo contrário: ao optar pelo formato errado, você pode prejudicar a harmonia de suas feições e fazer com que ela não se reconheça.

Esse princípio é válido também para a personalidade da cliente. É isso mesmo que você leu: a personalidade das mulheres também pode afetar o tipo de sobrancelha.

Ao longo desse artigo, vamos falar um pouquinho mais sobre por que é tão importante analisar o rosto de cada mulher antes de começar a fazer a depilação ou design. Além disso, vamos apresentar algumas dicas para você nunca mais errar em seus serviços!

Antes de mais nada, precisamos falar sobre um conceito muito importante no mundo da beleza: o visagismo.

Tipos de sobrancelha

O que é visagismo?

Basicamente, o visagismo é a arte de criar uma imagem pessoal personalizada para cada cliente. A etmologia da palavra deriva do francês “visage”, que significa “rosto”.

Ou seja: o visagismo tem como objetivo harmonizar as características pessoais de cada pessoa para ressaltar sua beleza.

Esse conceito é utilizado por profissionais de beleza de todos os segmentos: maquiadores, cabeleireiros, esteticistas e, claro, designers de sobrancelha. Por isso, é muito difícil falar sobre a atuação nesse segmento sem ter nenhuma noção de visagismo.

Vale ressaltar ainda que o visagismo também pode considerar características da personalidade da cliente. Para que você entenda como isso se aplica no universo do design de sobrancelhas, considere uma cliente bastante tímida, introvertida e que não gosta de chamar atenção para si.

Caso você faça esse design de uma forma muito arqueada, essa mulher pode não se reconhecer e não gostar tanto do resultado final.

Isso porque as sobrancelhas arqueadas transmitem confiança e sexualidade, o que pode não ser o objetivo dessa cliente. O mesmo acontece ao contrário.

Caso uma mulher que seja naturalmente sedutora e que goste de ter essa característica ressaltada mas o profissional desenha uma sobrancelha arredondada, esse traço de sua personalidade será mascarado, então provavelmente a cliente não ficaria satisfeita..  

Agora, quando falamos de características físicas, o formato das sobrancelhas tem o poder de alongar/encurtar o rosto, fazer com que os olhos pareçam mais juntos ou afastados, aparentar uma testa menor, enfim.

São muitas as possibilidades para quem trabalha com isso!

Segundo os conceitos visagistas, existem esses tipos de rostos:

Tipos de Sobrancelha conforme tipo de rosto
  • Oval;
  • Redondo;
  • Quadrado;
  • Retangular;
  • Hexagonal de lateral reta;
  • Hexagonal de base reta;
  • Triangular;
  • Triangular invertido e;
  • Losangular.

Para cada um deles, existe um tipo de sobrancelha ideal!

Quais são os tipos de sobrancelha?

Agora que você já entendeu por que o visagismo é tão importante para a designer de sobrancelhas, vamos apresentar os tipos de sobrancelha com os quais costumamos trabalhar.

Sobrancelhas arqueadas

As sobrancelhas arqueadas são caracterizadas por terem o seu ponto de curvatura muito alto e angular. Seus traços são leves e “retos”, com uma aparência de sobrancelha bastante marcada. Na personalidade, são conhecidas por tornarem o olhar sedutor e poderoso.

Sobrancelhas semiarqueadas

Já as sobrancelhas semiarqueadas seguem o mesmo princípio da opção anterior. Porém, elas têm a premissa de serem mais simples e sem exageros.

Logo, costumam ser as preferidas das mulheres. Por não serem tão marcadas, elas não deixam o rosto com uma aparência muito marcada ou até mesmo robusta.

Sobrancelhas angulares

As sobrancelhas angulares também brincam com os ângulos, mas o seu design costuma ser menos acentuado. Elas são naturais e simples, evitando que o rosto fique muito carregado.

Sobrancelhas semiangulares

Quem quer alongar um pouco mais o rosto pode optar pelas sobrancelhas semiangulares. Esse também é um dos tipos de sobrancelha mais buscados pelas clientes, por ser natural e não tão marcado, mas ainda ressaltar os ângulos do rosto.

Sobrancelhas retas ou finas

Pode parecer estranho, mas também existem sobrancelhas retas e mais finas. Esse tipo de design remete aos anos 50 e 60, quando as mulheres costumavam depilar totalmente as sobrancelhas e fazer o traço com o lápis.

O formato é indicado para quem quer suavizar as características do rosto.

Sobrancelhas arredondadas

Por último, temos também as sobrancelhas arredondadas, com o ponto de curvatura mais natural e seguindo o formato das sobrancelhas. É o tipo mais comum encontrado naturalmente nas mulheres.

Pronto! Conhecendo os tipos de sobrancelha, fica mais fácil identificar qual é a melhor opção de acordo com cada tipo de rosto.

Então, finalmente, vamos apresentar algumas dicas para que você nunca mais erre na escolha do melhor formato para as suas clientes. Vamos lá!

Quais são os tipos de sobrancelha de acordo com cada formato de rosto?

Rosto oval

De acordo com o visagismo, o rosto oval é o mais harmonioso. Portanto, qualquer tipo de sobrancelha pode ajudar a ressaltar as características naturais dessa mulher.

Geralmente, a preferência nesse caso é pelas sobrancelhas arqueadas ou angulares. Isso porque esse design mais gráfico ajuda a seguir as proporções do rosto oval, dando um ar de alongamento que agrada muitas mulheres por aí.

A melhor dica para quem tem o rosto oval é conhecer bem a sua cliente. Afinal, como já ressaltamos acima, os traços de sua personalidade também são um ótimo indicativo de qual é o melhor formato de rosto.

Rosto redondo

Agora, como o rosto redondo não tem ângulos em seu formato e é caracterizado pelo formato de círculo, a premissa é de que precisamos disfarçar essa largura e encontrar uma forma de alongar seu formato natural.

Nesse caso, o ideal é optar pela sobrancelha bastante arqueada e com o seu canto externo fino. Assim, você começa a criar os traços que vão harmonizar melhor esse rosto.

Rosto alongado

Já o rosto alongado é o contrário do rosto redondo. Aqui, precisamos garantir que esse efeito de ser comprido seja amenizado. Ou seja, a sobrancelha reta pode ser a melhor opção para criar a ilusão.

Rosto quadrado

Mulheres com o rosto quadrado têm o seu maxilar bem definido e com tamanho proporcional à sua testa. Essas características podem fazer com que o rosto pareça mais masculino, então precisamos suavizar essas feições.

A sobrancelha levemente arqueada é o melhor tipo para que você consiga garantir essa feminilidade, mas de uma forma mais suave. Caso ela seja muito arqueada, as linhas deixarão esse rosto com uma aparência ainda mais gráfica. Portanto, tente não pesar na mão!

Rosto triângulo invertido ou coração

O queixo pontudo e a testa marcada são características marcantes desse tipo de rosto. Assim como no caso do rosto quadrado, as linhas e a geometria geral desse formato pedem pelos tipos de sobrancelha mais suaves e não tão marcados.

Aqui, opte pelas sobrancelhas arredondadas para suavizar as características naturais.

Todas as informações que transmitimos nesse artigo podem parecer densas e complicadas de serem “decoradas”. Porém, tenha em mente que o treino do olhar é a melhor forma de fixar esse conteúdo.

Sabemos que sobrancelha é algo delicado para mexer, pois uma falha pode levar anos para ser corrigida. Então o ideal é se você realmente se interessa por esse mercado de trabalho é que você procure uma especialização.

Atualmente, existem varias opções boas de cursos. Inclusive você pode fazer online, veja a lista com os melhores cursos de design de sobrancelhas online que encontramos na internet.

Obviamente apenas um curso online não lhe fará se tornar um profissional, mas certamente o curso é o primeiro passo, logo vem a prática que traz consigo a experiência, então juntando tudo isso com amor a profissão, sim você será um grande profissional de design de sobrancelha!

E não para por ai, um bom profissional vive uma busca constante de novos conhecimento. Nunca pare de estudar, esteja sempre atento as novidades e tendências do mercado.

Então não adie mais se você realmente ficou interessado se inscreva em um curso agora mesmo e dê o primeiro passo rumo a sua realização profissional.

Com o tempo, a análise do rosto já será natural e você não vai precisar tanto sobre os melhores tipos de sobrancelha. Boa sorte! Caso você ainda tenha dúvidas sobre o tema, deixe seu comentário no espaço abaixo.

Aproveite também para compartilhar o artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *