Quem trabalha com estética já percebeu o aumento na demanda por alongamento de unhas, não é verdade? As unhas em fibra de vidro são uma das opções mais buscadas pelos clientes.
Apesar de serem mais trabalhosas de fazer, seu resultado é um dos mais naturais.
Os profissionais que já estão oferecendo este serviço estão aproveitando a grande procura.
Mas, se você ainda não aproveitou o começo dessa onda, não se preocupe, pois essa tendência ainda vai ficar bastante tempo no mercado.
Por isso, vamos explicar como funciona a aplicação das unhas em fibra de vidro, esclarecer as principais diferenças com outros tipos de alongamento e, é claro, falar sobre a média de preço no mercado.
Então, pega um papel e uma caneta e anote tudo que vamos te ensinar nesse post!
Boa leitura!
Sumário do conteúdo
Unhas em fibra de vidro: aprenda o básico!
Esse tipo de alongamento utiliza fios de fibra de vidro nas unhas naturais. Para dar estrutura, é necessário também a aplicação de um gel.
Por isso, este procedimento precisa de uma cabine de luz UV para a secagem.
Diferente dos outros tipos de alongamento, as unhas em fibra de vidro são mais leves e se adaptam melhor ao formato das unhas de cada cliente. Logo, o resultado é bem mais natural.
Assim como qualquer unha artificial, ela precisa de certos cuidados para não danificar as unhas naturais.
É normal que após a retirada do alongamento, as pontas fiquem mais enfraquecidas. Mas, após um tempo, elas vão se recuperando.
Por sua aplicação ser um processo um pouco mais complicado, o tempo de duração pode ser de 2 a 3 horas. Por isso, o preço também costuma ser maior.
Contudo, a questão da naturalidade, durabilidade, e o fato desse tipo de alongamento prejudicar menos as unhas naturais, acaba conquistando o coração dos clientes.
Diferenças com outros tipos de alongamento
Unhas em gel
Esse tipo de alongamento é todo estruturado com várias camadas de gel. Portanto, é necessário várias etapas de secagem na cabine de luz UV.
A grande desvantagem disso é que, caso o cliente use unhas em gel por muitos anos e faça manutenções frequentes, a exposição à luz ultravioleta pode ocasionar manchas e até mesmo câncer de pele.
Por esse motivo, as unhas em acrílico e as unhas em fibra de vidro são menos nocivas, pois esta exposição às luzes da cabine são bem menos frequentes.
Quando são feitas por um bom profissional, as unhas em gel também ficam com um aspecto natural. Entretanto, o processo para retirar é mais difícil e nunca deve ser feito em casa!
Unhas em acrílico
As unhas em acrílico costumam ser mais resistentes que as unhas em gel e as unhas em fibra de vidro. Afinal, são utilizadas tips (extensões) para fazer o alongamento.
A grande vantagem das unhas em acrílico é que elas não precisam secar na cabine de luz UV, a não ser que você utilize um top coat à base de gel.
Além disso, sua durabilidade é outro ponto forte! Assim como as unhas em fibra de vidro, elas podem durar de 3 a 4 meses. Sem falar que as manutenções são mais espaçadas. Dependendo dos cuidados do cliente, elas podem ser realizadas de 30 a 30 dias.
Mas, existe uma desvantagem! Como as unhas em acrílico utilizam extensões que são colocadas nas unhas naturais, caso o procedimento não seja bem feito, a propensão do alongamento deslocar é maior!
Lembrando que é preciso muita atenção quando qualquer unha postiça desloca, pois isso pode colaborar para o aumento da umidade e, consequentemente, para o aparecimento de fungos e bactérias.
Passo a passo da aplicação das unhas em fibra de vidro
Antes de iniciar o procedimento é importante tirar por completo o esmalte das unhas. Depois, é preciso lixar para criar uma superfície propícia para a unha artificial, pois a oleosidade pode impedir a aderência.
Após este processo, é importante usar produtos para a higienização. Afinal, qualquer sujeirinha pode ocasionar infecções. Por isso, utilize primers ou canetinhas que tenham propriedades bactericidas e antifúngicas.
Com as unhas lixadas e higienizadas, é hora de aplicar um primer em gel e deixar secar na cabine. Cuidado para não encostar nas cutículas da cliente!
Depois, é aplicado um gel base nas pontas das unhas para aderir as fibras de vidro. É necessário bastante cuidado para moldar os fios no formato correto.
Agora, as unhas precisam passar novamente pela cabine para secar. Há também uma outra opção para substituir a cabine que são as lanternas de luz LED.
Finalizando esta parte, é hora de cortar no tamanho desejado e passar outra camada de gel nas extensões para unir os fios. Lembrando que todas as vezes que for aplicado o gel é necessário passar na cabine para a secagem.
Com uma pinça ou presilha você irá moldar a curvatura. Posteriormente, você precisará lixar para sumir com as marcações dos fios e deixar a unha lisinha.
Para nivelar a unha natural com o alongamento, você irá aplicar outra camada de gel e deixar secar. Só então você dará início ao acabamento, que inclui o lixamento, polimento e a aplicação de um primer para dar um glow.
Lembrando que cada pessoa tem sua forma de trabalhar e as etapas do processo podem variar de profissional para profissional.
Como divulgar meu trabalho e quanto eu devo cobrar?
Após fazer um curso de alongamento de unha muitas pessoas se perguntam por onde começar? Como conseguir clientes?
Certamente o primeiro passo é treinar bastante para que assim você tenha referência para poder criar o seu portifólio e começar a divulgar.
E a melhor forma de divulgar os resultados de quem trabalha no ramo da estética é com vídeos e fotos. Afinal, as pessoas são atraídas pelo visual.
Por isso, use e abuse das redes sociais como instagram, facebook e pinterest para fazer esta parte da publicidade. Não se esqueça que vídeos educativos também são uma excelente forma de atrair seu público.
Em relação aos valores, é preciso analisar vários fatores antes de definir. Mas, como citamos, as unhas em fibra de vidro são mais caras do que os outros alongamentos.
Dependendo da região, e experiência do profissional, os preços podem variar de R$150 a R$500 reais. Lembrando que as manutenções são mais em conta!
Recomendações e cuidados com as unhas em fibra de vidro
Os cuidados que os clientes devem ter com as unhas em fibra de vidro são muito semelhantes aos outros tipos de alongamento.
É normal que as pessoas que nunca usaram antes tenham dificuldade a princípio e quebrem as unhas com mais facilidade. Nestes casos, é preciso ter bastante paciência até que o cliente se adapte.
Mas, para evitar que isso aconteça, sempre passe uma listinha de recomendações básicas como:
- Fazer a manutenção de 15 a 20 dias;
- Apertar botões, como o do elevador, com o dedo dobrado;
- Evitar usar as unhas para abrir potes, garrafas ou latinhas;
- Usar luvas ao fazer a limpeza da casa;
- Ter cuidado ao abrir e fechar portas;
- Evitar ficar com as unhas na boca;
- Tomar cuidado ao fazer alguns exercícios na academia;
Lembrando que o mais recomendado é fazer a remoção das unhas em fibra de vidro somente com um especialista!
Gostou de aprender sobre esta técnica?
Conta pra gente nos comentários qual o tipo de alongamento você mais gosta!