Como usar blush da forma correta: 7 dicas preciosas!

Você tem dúvidas de como usar blush? Então, você chegou ao artigo certo! Famoso por dar um ar de saudável ao rosto e garantir um toque de cor lindo na maquiagem, o blush é indispensável para qualquer ocasião e pode fazer toda a diferença no resultado final.

Mas, se a mão pesar durante a maquiagem, o resultado pode ser bem diferente! Por isso, é importante conhecer as melhores dicas e truques para usar o produto da forma correta.

Além de trazer um aspecto muito mais saudável, o produto também pode servir como iluminador ou como bronzeador, ajudando até mesmo a redesenhar o rosto na produção.

Claro que você quer tudo isso sem chegar ao efeito “chinelada” no rosto, não é? Foi justamente pensando nisso que separamos as principais dicas para você saber escolher um blush e usar com sabedoria!

Confira abaixo 7 dicas de como usar blush:

Escolha o blush de acordo com o seu tom de pele

Como usar blush

O primeiro passo é escolher o produto de acordo com o seu tom de pele. Independentemente da textura do produto, que pode ser em pó, líquido, mousse, pérola ou creme – o que importa é a aderência à sua pele e a usabilidade dele.

Na hora de escolher, a cor é o que define, porque é ela quem irá harmonizar com a sua pele.

Bem claras – Utilize rosa claro e pêssego, evitando marrons e rosados muito abertos. Sempre aposte em coberturas suaves e com pouco brilho.

Pele clara – É possível fazer combinações e usar várias tonalidades de rosas, evitando o rosa pink. Para um efeito legal, mescle rosa suave com bronze.

Morena – Não sobrecarregue utilizando um tom terracota. Traga mais equilíbrio apostando justamente em um tom rosado.

Negra – Evite apenas os tons de rosa claros, apostando em cores mais vivas como vinhos e bronze escuro.

Ainda assim, vale ressaltar que você pode usar a cor que achar que fica melhor em você e a tabela acima é apenas uma referência. Porém, procure adequar a quantidade e a intensidade da cor de acordo com o seu tom de pele, ok? Abaixo, veja mais dicas de como escolher o produto certo:

Aplique o produto de acordo com a textura

Além disso, também é importante saber qual é o momento certo de aplicar o blush de acordo com a sua textura. Se você for iniciante e preferir o blush em pó, a melhor dica é usar o produto apenas após o pó compacto ou translúcido.

Porém, se você já tiver mais experiência com a maquiagem, você pode aplicar o blush em pó logo após a base e corretivo. Como a pele ainda estará “molhada” dos produtos cremosos, o pó ficará muito mais pigmentado. Nesse caso, é importante tomar cuidado para não deixar o blush marcado, esfumando bem as extremidades.

Em contrapartida, se o blush for creme ou líquido, por exemplo, o pó compacto deve vir depois, finalizando a produção.

Nunca aplique o produto antes de concluir a make dos olhos e boca porque a produção de ambos é o que ajuda a equilibrar a quantia necessária de blush!

Aplique de acordo com o formato do seu rosto

Saber qual é o formato do seu rosto é o primeiro passo para uma maquiagem que funciona de acordo com as suas necessidades. Não sabe como fazer isso? Sem problemas! Antes de continuar acompanhando as dicas de como usar blush, veja o vídeo abaixo:

Além de escolher um bom pincel para aplicar o blush, é preciso ter consciência que cada formato de rosto requer um tipo de aplicação. Agora que você já descobriu o seu, vamos continuar!

Como o blush é uma maquiagem de finalização, tem a capacidade de redesenhar o rosto, até mesmo afinando e disfarçando imperfeições. Siga as dicas de acordo com o seu formato:

Estreito – Utilize o produto mais nas bochechas, no centro, para dar mais preenchimento facial.

Redondo – Passe o produto nas laterais do rosto, em direção aos cabelos e concentre bem no topo das maçãs do rosto.

Triangular – Para equilibrar as formas faciais, aplique, em movimentos circulares, do centro das bochechas para as laterais.

Quadrado – Aplique bem nas bochechas, sempre em movimento circular, concentrando bem na parte funda das maçãs do rosto.

Oval – A aplicação deve ser das maçãs, puxando para a diagonal, em direção às têmporas.

Como usar blush em pó: aplique com um pincel chanfrado fofo

Como usar blush

Se você optou por usar o blush em pó, o pincel chanfrado de esfumar, conforme retratado acima, é a melhor opção. Afinal, ele se encaixa bem nas maçãs do rosto e, ao mesmo tempo, tem as cerdas fofas o suficiente para esfumar o produto evitando as marcações.

Aliás, outra dica para evitar a aparência de “chinelada”, passe o pincel no blush, mas tire o excesso dando batidas no dorso da mão.

Aplique o produto fazendo movimentos circulares ou diagonais, seguindo até as têmporas e esfumando bem o produto na sua pele. Esfumar é fundamental para dar leveza.

Comece com pouco! Se achar necessário, vá aplicando mais para não correr o risco de prejudicar toda sua produção.

Como usar blush cremoso ou líquido: use esponjas!

Dicas de como usar blush
Fonte: Canva Pro

O blush cremoso e líquido é a grande tendência de beleza do momento! E não é por menos: os produtos cremosos têm a vantagem de construírem um efeito mais leve e natural na pele, mantendo o viço e o glow que tanto amamos!

Porém, para quem é iniciante, eles podem ser mais difíceis de usar. Nesse caso, a dica é espalhar o blush com batidinhas de uma esponja bem fofa, como por exemplo a esponja da Mari Saad ou da Bruna Tavares (se liga na dica de produto!).

Com os dedos, aplique uma pequena quantidade na maçã do rosto, em direção às têmporas. Não exagere na quantidade, ok? Caso necessário, você pode aplicar mais produto em seguida.

Então, dê batidinhas leves com a esponja, concentrando onde você quer que o produto fique. Evite abrir muito os movimentos, mantendo a aplicação concentrada na maçã do rosto. Como resultado, você terá um blush leve, natural e incrível!

Combine a cor do blush com a sombra

Outra dica de como usar blush para quem não tem tanta experiência com a maquiagem é usar a sombra e o blush da mesma cor. Dessa forma, você não precisa se concentrar muito na escolha da cor. Abaixo, veja um tutorial fácil de ser reproduzido:

A vantagem dessa dica é que você não apenas vai conseguir usar seus produtos de uma forma muito mais versátil, como também vai economizar tempo e ainda conseguir uma produção impecável. Sem dúvidas, vale a pena começar a olhar para a sua maquiagem de uma forma diferente, imaginando como os produtos podem ter mais de uma função!

Como usar blush: não tenha medo de sair do tradicional!

Por último, lembre-se de que na maquiagem existem apenas dicas e guias, mas nunca regras! A função da make é justamente fazer com que você se sinta bela e confiante. Logo, mesmo que algo saia do tradicional, ainda vale a pena fazer se faz com que você se sinta bem.

Existem muitas tendências de uso do blush nas quais você pode investir: o blush anos 80 (concentrado nas têmporas, encontrando o esfumado da sombra nos olhos), o blush lateral (que não fica tão concentrado nas maçãs do rosto, começando com uma distância de cerca de três dedos da boca), enfim. Isso significa que você pode brincar entre essas tendências para encontrar a que mais combina com você! Divirta-se!

Por aqui finalizamos esse artigo! Porém, antes de nos despedir, gostaríamos de sugerir algumas opções de curso de automaquiagem online!

Pode ser uma boa ideia, não é mesmo? Além de economizar dinheiro, você terá a liberdade de fazer do jeito que mais lhe agrada!

Gostou das nossas dicas? Então deixe seu comentário no espaço abaixo e aproveite para compartilhar as dicas com as suas amigas e em todas as suas páginas nas redes sociais!

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top