Você sabia que o demaquilante é um dos principais itens de beleza e cuidados com a pele? Pois é! Quem não ama usar uma maquiagem que nos faz sentir belas e confiantes, não é mesmo? O problema é que a etapa de demaquilar o rosto nem sempre é seguida e isso pode prejudicar (e muito) a nossa pele.
Muitas vezes, o seu uso acaba sendo negligenciado após a utilização de maquiagem, especialmente no período noturno.Porém, dormir de maquiagem é um verdadeiro veneno para a saúde da pele. Por isso, o demaquilante deve ser usado sempre que quiser desfazer uma produção.
A função do demaquilante é justamente limpar a pele de uma forma mais profunda, de uma forma que o sabonete não consegue fazer. Se você ainda não foi convencida, não se preocupe. Ao longo desse artigo, vamos falar mais sobre os diferentes tipos de produto, quais são os problemas de não tirar a maquiagem e o passo a passo para você limpar a pele da melhor forma!
O que é demaquilante?
O demaquilante é um produto desenvolvido especificamente para remover a maquiagem. Ao contrário do tradicional combo de sabonete e água, sua fórmula é feita para ser compatível com os ingredientes presentes na fórmula de bases, corretivos, pó compacto, sombras, rímel e mais.
O sabonete tem como propósito livrar o rosto do excesso de oleosidade e de outros tipos de impureza, não sendo o suficiente para remover a make. Por isso, a higienização da pele após o uso da maquiagem deve, de forma imprescindível, ser feita com o demaquilante.
Existem diferentes tipos de demaquilante no mercado: bifásico, em lenço, em balm, cleansing oil, enfim. Não existe um tipo melhor do que outro – apenas aquele com o qual você consegue se adaptar. Portanto, pode ser uma boa dica testar diferentes fórmulas para encontrar a que mais combina com você.
Mas, afinal, por que tirar a maquiagem é tão importante assim?
Por que preciso tirar a maquiagem?
O uso do demaquilante garante que a sua pele está, de fato, limpa e livre da make. Isso é importante principalmente por conta do processo de renovação celular da pele.
O uso contínuo do produto evita, sobretudo, o envelhecimento precoce da pele. Porém, ele evita também outros problemas: inflamações cutâneas, como surgimento de cravos e espinhas, dermatites, irritações na pele, alergias.
Os resquícios de maquiagens quando não removidas por completo, também podem ocasionar até mesmo manchas!
Para que você entenda melhor, é importante saber que, enquanto dormimos, a pele passa pelo processo de renovação celular. Porém, se existe uma camada de make ali, ela não consegue fazer esse processo naturalmente.
Consequentemente, a pele tenta compensar esse esforço e acaba produzindo mais oleosidade. É aí que surgem os principais problemas!
Poros obstruídos: vilões
Quando os poros da nossa pele ficam obstruídos, repletos de sujeiras e impurezas, acabam criando não apenas acnes, mas também as temidas marcas do envelhecimento, como rugas, vincos e linhas de expressões.
Justamente por isso, é imprescindível tirar a maquiagem ao final do dia. Com esse hábito, você terá uma pele muito mais saudável. Além disso, pelo menos uma vez por semana faça uma mascara de limpeza caseira! Clique aqui e veja nossa receita.
Quais são os diferentes tipos de demaquilante?
A maioria das pessoas acham que demaquilante é tudo igual. Mas é aí que se enganam!
Para corresponder à variedade de tipos de peles existentes, também existem vários tipos de demaquilantes hoje disponíveis no mercado.
Geralmente, o que irá variar são as texturas:
- Pele normal – texturas em espuma, loção ou mousse.
- Pele seca – texturas cremosas (que oferecem mais hidratação).
- Pele oleosa – Fórmula Oil Free ou em textura em gel.
- Pele sensível – Fórmula calmante ou de cosmética natural
- Para maquiagem à prova d’água – textura bifásica e oleosa.
Vale lembrar que a tabela acima é meramente uma indicação, mas a melhor fórmula será aquela com a qual você conseguiu se adaptar e vai realmente usar.
De forma geral, atualmente o cleansing oil é visto como um dos tipos de demaquilante mais eficientes do mercado. Isso porque o óleo consegue derreter a make de uma forma completa, suave e sem agredir. Veja como usar o produto a seguir:
Lencinhos para praticidade!
Perfeitos para serem carregados em nécessaires ou bolsas, os demaquilantes em lenços são muito práticos e versáteis.
Sem conter óleo em sua composição, alguns possuem ação umectante e ainda acabam por fazer uma leve esfoliação na pele durante o processo de limpeza.
Porém, essa esfoliação é também o motivo pelo qual os lenços devem ser usados periodicamente e não sempre! Afinal, o atrito em excesso pode machucar a pele. Então, se você usa maquiagem todos os dias, dê preferência aos demaquilantes bifásicos ou até mesmo ao cleansing oil para uma higienização muito mais gentil.
Além disso, se você tem a pele sensível, evite completamente o uso dos lenços. O álcool presente na fórmula e o atrito podem machucar a pele!
Como aplicar o demaquilante?
Em quantidades generosas, aplique o produto com discos de algodão e passe no rosto e também no pescoço.
Faça a remoção da maquiagem em movimentos suaves por todo rosto. Assim que o algodão acumular de resíduos, troque por outro.
Não continue usando o mesmo algodão, senão a limpeza será ineficiente. Por fim, lave o rosto com um sabonete próprio para o seu tipo de pele.
Use apenas produtos de qualidade!
Sempre priorize demaquilantes que tenham uma boa qualidade. Assim, ao aplicar, você não precisará ficar esfregando o produto contra a sua pele para remover a maquiagem por completo, evitando ardências e irritações.
Como sempre falamos por aqui, os cuidados com a pele são também uma questão de saúde. Portanto, compre produtos de marcas confiáveis, com testes realizados e resultados comprovados para a saúde cutânea.
Abaixo, confira algumas indicações de demaquilante para testar:
Aproveite a noite
Como afirmamos acima, durante o período noturno, nossa pele passa pelo processo de regeneração celular. Então, nesse momento, ela fica mais apta a receber os ativos de qualquer produto que seja passado. É por isso que existem alguns produtos de skincare indicados especialmente para o uso noturno!
Portanto, após o uso do demaquilante, lave o rosto também com um sabonete próprio para o seu tipo de pele, garantindo a higienização completa. Dê continuidade com a sua rotina normal de cuidados com a pele, usando séruns próprios para as suas necessidades e um bom hidratante.
Vale a pena até mesmo selar o uso de todos esses produtos com um óleo facial. Dessa forma, você acorda com a pele bem hidratada, evitando os pontos negativos de usar a make!
Demaquilante, tônico ou água micelar?
Muitas pessoas se confundem com esses três produtos. Mas, a diferença está justamente no grau de limpeza que cada um irá proporcionar para a pele.
O demaquilante é mais indicado para a remoção profunda, sendo compatível com a maquiagem para poder removê-la de forma eficiente.
Em contrapartida, o tônico, é mais para completar a limpeza diária, equilibrando o PH e revitalizando a pele.Saiba mais sobre o Tônico Facial clicando aqui!
A água micelar, no entanto, pode ser usada tanto para remover maquiagem quanto como um tônico, após a lavagem habitual do rosto. Sua diferença está nas pequenas partículas que atuam como imãs, indo ainda mais fundo na remoção de impurezas. Além disso, o produto serve para todos os tipos de pele.
Independentemente do método escolhido, o importante é que você, de fato, tire a maquiagem e mantenha uma rotina de cuidados com a pele constante. Acredite: você não vai se arrepender!
E aí, gostou das nossas dicas sobre como usar demaquilante? Então, deixe seu comentário abaixo e não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais!