Existem muitas técnicas de maquiagens para demarcar e valorizar os traços do rosto com contorno facial. Afinal, essa técnica trabalha com o jogo de sombras, diminuindo o destaque de regiões que tenham imperfeições e ressaltando áreas que precisam ser valorizadas.
O resultado é um rosto mais fino e simétrico. A técnica se popularizou principalmente quando Kim Kardashian e suas irmãs começaram a aparecer com os rostos super definidos, brincando com a luz e sombra. Desde então, a técnica conquistou beauty lovers e maquiadores ao redor do mundo.
Para fazer a técnica de uma forma mais completa, três produtinhos são fundamentais: corretivo, bronzer e iluminador. Com esses produtos, você consegue afinar o nariz e o rosto, demarcar bochechas, e até diminuir a testa e o queixo.
Porém, é preciso tomar muito cuidado com a técnica. Se você pesar a mão, o resultado pode ficar muito carregado, dar a impressão de um rosto menos harmonioso e mais.
Por isso, não deixe de acompanhar as dicas que separamos para facilitar a vida na hora de fazer o contorno. Então vamos lá?
Sumário do conteúdo
Confira abaixo 7 dicas e tutoriais de como fazer contorno facial:
Sempre preze pela sutileza
Se você não tem habilidade suficiente ou não conhece bem o seu rosto, corre o risco de fazer um contorno muito artificial ou até mesmo exagerado. Por isso, preze sempre pela sutileza.
Ao contrário do que muitas mulheres acreditam, o contorno não deve, de fato, aparecer. Ele deve ser sempre bem esfumado e dar a impressão de que as sombras são apenas a forma como a luz reage na pele.
Por isso, ele não deve ser marcado ou intenso, e sim sutil. Não se preocupe! Ao longo do texto, vamos ensinar a conquistar esse efeito.
Faça o contorno para o seu tipo de rosto
Dificilmente o contorno facial que funciona para a sua amiga irá funcionar para você. Afinal, cada rosto possui suas peculiaridade. Enquanto um é mais oval, o outro é mais quadrado ou retangular, por exemplo.
Por isso, é muito importante conhecer bem os seus traços. Abaixo, confira as melhores dicas para identificar seu tipo de rosto:
Uniformize a pele
Antes de tudo, como em qualquer maquiagem, é necessário uniformizar o seu rosto com uma base que tenha a mesma tonalidade da sua pele. Aplique a base em todo o rosto e tente fazer uma camada fina, já que vários outros produtos seguem a base.
Para isso, use uma esponjinha que vai absorver todo o excesso de base.
Estude o seu rosto!
Nessa etapa, é preciso mapear as regiões que você quer escurecer, dando profundidade e sombra para elas. Para isso, estude o seu rosto de acordo com as dicas apresentadas no vídeo acima. Então, você pode separar os produtos que vai usar.
Escolha um corretivo que seja mais escuro que sua pele em duas ou até três tonalidades. Depois, marque as partes que deseja destacar e valorizar com um corretivo bem mais claro.
Faça a aplicação do contorno facial
Depois de mapear, você irá trabalhar a maquiagem de acordo com seu tipo de rosto.
A regra é simples: o corretivo escuro esconde e o corretivo claro evidencia. Logo, o tom mais escuro deve ser usado nas partes que você quer disfarçar, enquanto o claro vai onde você quer evidenciar.
Veja as dicas de mapeamento e contorno facial conforme seu tipo de rosto:
Contorno facial no rosto Redondo
Esse é para um rosto que é em formato circular. Aqui, o ideal é alongar o rosto. Portanto, para equilibrar e garantir um efeito slim contorne as laterais pelas têmporas e vá descendo até o maxilar.
Para dar um aspecto de testa mais comprida, a dica é fazer um triângulo invertido no centro dela. Depois, aplique o bronzer na linha a baixo das maçãs do rosto, vindo da linha da orelha até a boca. Quer um tutorial? Acompanhe as dicas abaixo:
Rosto oval
Enquanto isso, o rosto oval é um rosto mais comprido na vertical do que na horizontal. O maxilar costuma ser mais arredondado.
Portanto, com o corretivo mais escuro, desenhe um triângulo nas laterais do rosto, entre a linha das orelhas e da boca.
Para afinar, também marque as laterais do nariz e esfume bem. Aplique o bronzer em todos os locais que você mapeou com o corretivo. Veja o passo a passo abaixo:
Rosto retangular
Por sua vez, trata-se de um rosto mais longo e estreitado. Por isso, com um corretivo mais escuro, faça uma linha próxima à raiz do cabelo para encurtar a testa.
Depois, faça um triângulo abaixo das maçãs do rosto para afinar e pinte a ponta do nariz, esfumando bem essa região.
Em seguida, passe o pó bronzeador em todas as partes demarcadas, exceto no nariz. Veja as dicas:
Rosto Quadrado
As laterais do rosto são mais retas e a largura e altura são quase as mesmas. Aplique o corretivo três vezes mais escuro nas laterais da testa, orelhas e maxilares. Para deixar mais natural, passe também o pó bronzeador do alto da orelha até a linha da boca.
Precisa de ajuda? Sem problemas! Treine de acordo com as dicas abaixo:
Formato Coração
A testa e as têmporas são mais alargadas e o queixo levemente pontiagudo para demarcar os ângulos. Portanto, o ideal é usar corretivo três tons mais escuros nas laterais da testa, têmporas e abaixo dos ossos da maça do rosto.
Marque também as laterais do nariz, esfumando para dar sutileza.
Passe o bronzer sobre a linha do contorno das maçãs e do queixo para diminuir a sua saliência.
Use contorno facial cremoso
Principalmente se você é iniciante, o ideal é usar um produto cremoso no lugar do contorno em pó. Afinal, ele é muito mais fácil de ser esfumado e, caso você erre, é mais fácil também corrigir os contornos com a base.
O ideal é aplicar o corretivo com um pincel língua de gato para que você tenha o mapa de onde ele deve ficar. Para esfumar, use um pincel mais fofo, com as cerdas próximas, ou até melhor: uma esponjinha.
Esfume as extremidades até que o efeito esteja bastante natural e não seja possível ver o contorno além das sombras criadas. Por fim, finalize ou com um pó translúcido, ou com o pó compacto de acordo com as cores do contorno. Tudo depende das suas habilidades!
Abaixo, confira as melhores dicas para conquistar o efeito esfumado perfeito:
Finalize o contorno facial com iluminador
Depois do processo de mapeamento conforme seu tipo de rosto, finalize com um iluminador para dar um aspecto saudável e efeito glow.
O iluminador oferece volume, então, de uma forma geral, porém pode ressaltar as linhas finas. Por isso, ele não deve ser aplicado nas mesmas regiões que o corretivo mais claro. Na verdade, o ideal é que ele seja aplicado abaixo das sobrancelhas, no canto interno dos olhos, no arco do cupido nos lábios e, principalmente, acima da maçã do rosto, alinhado com o blush.
Finalize esfumando ele e todos os traçados dos outros produtos com movimento circulares.
Temos um artigo específico sobre “Como usar Iluminador”, confira mais dicas!
Qual pincel usar para o contorno facial?
É importante utilizar pinceis específicos para cada processo e produto que você for trabalhar.
Assim, você terá um traçado e acabamento bem mais alinhados e o seu resultado final será satisfatório. Para passar o corretivo facial, o ideal é usar um pincel língua de gato. Com ele, você terá mais precisão para criar os traços.
Para esfumar, porém, o mais indicado para iniciantes é a esponjinha. As batidinhas devem ser concentradas na região do produto aplicado, evitando que o corretivo se espalhe por todo o rosto. Caso tenha dificuldades para usar a blender, esfume com um pincel de base.
Para o bronzer use um pincel para contornos e para o iluminador o pincel de corretivo. Na hora de esfumar, o mais indicado é o pincel duo fibra.
Quer aprender mais? Então, veja nosso artigo sobre cursos de automaquiagem online e confira as melhores dicas para uma produção impecável.
Gostou das nossas dicas? Então, deixe seu comentário abaixo e compartilhe em suas redes sociais! Até a próxima!