Se você trabalha no ramo da estética, ou deseja entrar para este mercado, certamente já percebeu que as unhas em acrílico viraram uma tendência.
Por isso, a demanda por este serviço está cada vez mais alta.
Mas, para atingir um resultado natural e duradouro, é preciso domínio da técnica e materiais de excelente qualidade. Por ser um serviço mais caro, é normal que os clientes sejam mais exigentes.
Se você ainda não conhece muito sobre esse tipo de alongamento e tem dúvidas sobre como funciona sua aplicação, então você está no lugar certo!
Nesse artigo, vamos explicar detalhadamente sobre as unhas em acrílico para você analisar se vale a pena ou não se especializar nesta técnica. Vamos lá?
Sumário do conteúdo
Como são feitas as unhas em acrílico?
Uma das maneiras tradicionais de fazer o alongamento com as unhas em acrílico são utilizadas extensões, também conhecidas como tips.
Essas extensões são unidas às unhas naturais com uma cola específica.
Como em qualquer outra técnica, o procedimento se inicia com a limpeza e o lixamento.
É importante criar uma base de atrito na superfície das unhas para que as tips fiquem bem aderidas. Após a colagem, é hora de cortar e modelar.
Lembrando que as unhas em acrílico são bastante resistentes e não é possível cortá-las utilizando uma tesourinha ou alicate. Por isso, é preciso que você adquira um cortador de unhas artificiais.
Depois de modeladas se inicia a aplicação de uma mistura entre o pó acrílico e o líquido monômero. A forma mais indicada de aplicar é utilizando um pincel.
Após esta etapa, é preciso lixar e retirar alguns excessos para que as unhas fiquem com um aspecto mais natural. Não se esqueça de passar um top coat para finalizar!
Diferente das unhas em gel, as unhas em acrílico não precisam passar pela cabine de luz UV para secar. Mas, se você optar por utilizar um top coat em gel, é recomendado que você coloque as unhas na cabine por alguns minutinhos.
Depois de tudo isso é só decorar! Alguns profissionais nail designer costumam cobrar mais caro dependendo do tipo de decoração que o cliente quiser fazer.
Afinal, o tempo gasto com o procedimento vai ser maior.
Uma dica: sempre peça para o cliente trazer referências, pois pode acontecer dele não saber explicar muito bem o que deseja, e o resultado final não sair como o esperado.
Quanto tempo dura as unhas em acrílico?
A durabilidade sempre vai depender dos cuidados que o cliente tem! O crescimento das unhas naturais também vai influenciar.
Quando são tomadas as devidas precauções, as unhas em acrílico podem durar até quatro meses. Contudo, é necessário fazer manutenções. Há quem faça de 15 em 15 dias, mas em muitos casos é possível fazer de 30 em 30 dias.
Lembrando que as manutenções são importantes para manter as unhas bonitas e garantir sua durabilidade.
Além disso, é importante verificar se nenhum dos alongamentos está descolando, pois qualquer espacinho pode contribuir para a proliferação de fungos e bactérias.
As recomendações que você passa para os seus clientes após o procedimento também são importantes para a conservação. As unhas em acrílico são rígidas, mas não são indestrutíveis!
Por isso, recomende que a pessoa tenha cuidado ao realizar trabalhos manuais, e use luvas quando for lavar as louças, ou mexer com materiais de limpeza.
Afinal, o excesso de umidade e o contato com produtos abrasivos podem danificar o alongamento.
Vantagens e desvantagens das unhas em acrílico
Principais vantagens
O cliente, antes de realizar qualquer procedimento estético, precisa analisar os prós e contras. Afinal, tudo tem o seu risco!
No caso das unhas em acrílico, as principais vantagens são durabilidade e resistência, principalmente quando comparamos com as unhas em gel, e com as unhas em fibra de vidro.
Por terem uma consistência mais firme, as unhas em acrílico costumam ser mais difíceis de quebrar ou deslocar. Por isso, seu período de manutenção costuma ser maior do que os outros tipos de alongamento.
Além disso, é muito raro que o esmalte nas unhas em acrílico descasquem. Quando o acabamento é feito com capricho, o esmalte costuma se manter intacto e brilhoso por bastante tempo.
Outro detalhe importante é sobre o processo de retirada das unhas, que deve ser feito por um profissional. Comparado aos outros tipos de alongamento, as unhas em acrílico são mais simples de retirar. Mas, o procedimento pode levar cerca de uma hora.
Principais desvantagens
Assim como as unhas em gel, e as unhas em fibras de vidro, o alongamento feito em acrílico também pode enfraquecer as unhas naturais. Essa é uma informação super relevante que você precisa passar antes de realizar o procedimento!
Além disso, é importante retirar o alongamento de tempos em tempos, pois as unhas artificiais também podem causar manchas amareladas ou esbranquiçadas.
Por isso, por mais que seja tentador ficar com as mãos sempre lindas e bem feitas, sempre reforce a importância em cuidar das unhas naturais para não ocasionar problemas mais sérios.
Lembre-se que bons profissionais sempre se preocupam com a saúde dos seus clientes e são honestos em relação aos riscos. Afinal, caso aconteça alguma coisa, você pode acabar sendo responsabilizado.
Quanto cobrar para fazer unhas em acrílico?
O preço para a aplicação de unhas em acrílico pode variar de R$90,00 a R$350,00, dependendo da região que você pesquise.
Por isso, antes de colocar um valor no seu trabalho, leve em consideração fatores como: custo com materiais, faturamento desejado, custo operacional, localidade, tempo de experiência…
Se quiser aprender como precificar seu serviço, confira nosso artigo “Vale a pena trabalhar como manicure a domicílio?”
Lembrando que você também precisa considerar o tempo gasto com o procedimento para calcular o valor da sua hora.
Quanto mais prática você for adquirindo, menos tempo irá gastar e, consequentemente, o preço da sua hora vai aumentar.
Apesar de muitos profissionais terem receio de aprender algo novo e investir para oferecer um serviço diferente, é preciso ter em mente que no meio da estética é importante se manter atualizado.
Senão, você pode acabar perdendo a oportunidade de ganhar novos clientes e, é claro, fazer mais dinheiro!
Sendo assim se você ainda não está oferecendo esse tipo de serviço as suas clientes, pense na possibilidade de fazer um curso de alongamento de unhas online.
Este artigo foi útil para você?
Se tiver mais alguma dúvida em relação a este assunto, é só perguntar nos comentários!