Que tal aprender como usar iluminador na maquiagem? A grande maioria das mulheres adora esse efeito iluminado e brilhante. Porém, muitas ainda se sentem inseguras na hora de maquiar porque não sabem como usar esse produto.
A chamada “pele iluminada” se tornou uma verdadeira tendência de beleza nos últimos anos. Afinal, o matte foi deixado para trás, abrindo caminho para peles viçosas e saudáveis. Logo, claro que o iluminador desempenha um papel muito importante aqui.
Além de iluminar e valorizar a beleza natural, o produto define o contorno do rosto e deixa o visual com um aspecto muito mais saudável e jovial.
Assim, para acabar com todas as dúvidas, fizemos um guia bem básico que irá te ajudar a se maquiar com iluminador de forma prática! Você vai conhecer diferentes formas de iluminar o rosto e como aplicar cada tipo de produto. Sem mais delongas, vamos conferir?
Sumário do conteúdo
Veja abaixo 7 dicas de como usar iluminador:
Defina o efeito desejado com o iluminador
Antes de mais nada, você deve entender que existem diferentes efeitos de iluminador que podem ser conquistados. Por exemplo, você pode buscar aquele glow natural, a “pele de rica”, cujo brilho é suave e sem muitas partículas de brilho. Nesse caso, o iluminador cremoso pode ser a melhor opção.
Em contrapartida, você pode querer aquele brilho mais intenso, que estamos acostumadas a ver no Instagram. Nesse caso, o iluminador em pó é a melhor opção. Ainda assim, você pode encontrar produtos com efeito brilhante, espelhado, enfim.
Como são muitas opções, a melhor dica é testar os diferentes iluminadores na loja e encontrar aquele cujo efeito se assemelha ao que você está procurando! A partir daí, será mais fácil continuar a make.
Escolha a cor de acordo com seu tom de pele
Existem iluminadores de diferentes cores: rosado, perolado, dourado e amarronzado. Na hora de escolher, leve em consideração a tonalidade da sua pele e o efeito que deseja dar para a sua maquiagem.
Pessoas de pele clara ou muito clara devem priorizar os rosados e perolados. Já as morenas e negras devem optar pelos amarronzados e dourados para um efeito bronzeado. Porém, aqui está apenas um guia para quem quer aprender a se maquiar. Afinal, você pode usar a cor que achar que combina melhor com você!
Na verdade, o mais importante é tomar cuidado com a intensidade do iluminador. Procure adequar a tonalidade e a quantidade da forma que melhor funciona para você.
Aplique o iluminador nas partes do rosto que quer ressaltar
Como o iluminador vai refletir a luz que bate em seu rosto, use o produto apenas nos pontos altos da face – aqueles que você deseja iluminar. São eles:
Maçã do rosto – Aplique nas têmporas, bem acima das bochechas, para dar uma valorizada no rosto ao mesmo tempo em que destaca o blush.
Arco do cupido – Essa região fica em cima dos lábios superiores. Basta passar um pouco do produto para dar um efeito mais volumoso e ousado. É indicado para uma make balada.
Olhos – Nesse caso, o iluminador é utilizado bem no cantinho dos olhos para abrir e valorizar a produção.
Sobrancelha – Também para abrir o olhar, aplique o iluminar bem rente da linha da sobrancelha.
Vale lembrar que o local de aplicação pode variar com o seu tipo de rosto. Portanto, a prática é muito importante para descobrir o que funciona para você!
Como usar iluminador: use de acordo com a textura
Se você não sabe quando é a hora de iluminar, essa é a dica para você! O iluminador deve ser o último a ser aplicado durante a produção, vindo depois até mesmo do blush e do bronzer.
Se o produto for em pó, aplique com um pincel vassourinha que possui cerdas macias e finas. O pincel de esfumar dos olhos também pode ser excelente para aplicação, bem como o próprio pincel de blush. Vale a pena testar as diferentes ferramentas para descobrir a mais fácil para você!
Se o iluminador for em bastão, aplique direto na sua pele e dê batidinhas com os dedos para esfumar. Já o líquido, aplique no dedo e vá aplicando pouco a pouco, tomando cuidado para não exagerar na quantidade.
Ilumine sem iluminador!
Você sabia que é possível iluminar o rosto sem usar iluminador? Pois é!
O grande objetivo do produto é valorizar determinadas regiões do rosto. Porém, se você não tiver um iluminador em mãos, um corretivo mais claro que a sua pele pode ajudar a conquistar o mesmo efeito.
Essa é uma excelente dica para iluminar regiões do rosto que você quer valorizar, mas que costumam ser ou muito secas, ou muito oleosas para receber o iluminador. Por exemplo, se você usar iluminador na região abaixo dos olhos, você vai ressaltar as linhas finas da região. Ainda assim, trata-se de uma área que queremos iluminar para reduzir a aparência de cansaço.
O mesmo vale para a testa e o nariz. Como são regiões naturalmente mais oleosas, o uso do iluminador ali pode ressaltar ainda mais o aspecto.
Em ambos os casos, a melhor dica é trocar o iluminador por um corretivo que seja um tom abaixo da sua pele. Assim, você vai valorizar a região!
Como usar Iluminador de dia
O produto também pode e deve ser utilizado para makes diurnas! O que irá diferenciar no momento da produção é a quantidade usada do produto.
Se for uma maquiagem do ”dia a dia”, deixe que ele sobressaia na maquiagem e não pese muito na mão. Caso seja à noite, pode caprichar mais na produção e aplicar mais iluminador.
O iluminador líquido e cremoso vai super bem na maquiagem diurna. Afinal, ele traz um aspecto mais saudável e de glow natural. Use sem medo!
Use iluminador de acordo com seu tipo de pele
Na hora de usar um iluminador, analise a textura porque nem todos podem ser aplicados no seu tipo de pele.
Os iluminadores em pó, embora sejam indicados para todos os tipos de pele, devem ser usados com cautela em peles secas. Isso porque os produtos em pó trazem um aspecto ainda mais ressecado, sendo mais indicados para peles mistas e oleosas.
Em contrapartida, os líquidos são recomendados para as peles secas já que, de certa forma, contribuem para a hidratação. No caso de peles oleosas, eles também podem ser utilizados, mas procure selar com um pó translúcido para evitar o acúmulo de oleosidade.
O mesmo é válido para o iluminador em creme ou bastão! Use sem moderação nas peles mais secas e, no caso de peles oleosas, sempre sele com o pó da sua preferência.
E aí, gostou das nossas dicas de como usar iluminador? Já pensou em se tornar maquiadora e ganhar dinheiro enquanto se diverte deixando suas clientes mais bonitas? Veja aqui alguns cursos de maquiagem que separamos.
Porém, se o seu interesse for aprender a se automaquiar como uma profissional, não deixe de conferir também opções de curso de automaquiagem online.
Se você gostou das nossas dicas, fique de olho no site para não perder nenhum truque de make que vai revolucionar a sua vida. Enquanto isso, deixe seu comentário no espaço abaixo e aproveite também para compartilhar o artigo em todas as suas páginas nas redes sociais. Até a próxima!