Quer descobrir como preparar a pele para a maquiagem? O sucesso da make começa sempre pela preparação da pele. Afinal, não dá para simplesmente pegar o pincel e sair se maquiando. Isso porque a pele é justamente a sua tela: ela deve estar bem preparada, pronta para receber os produtos.
Antes de tudo, é necessário cuidar da sua pele para que ela possa receber as tantas camadas de maquiagem, aplicadas durante todo o processo de produção. Portanto, lembre-se de que o skincare deve ser parte da sua rotina para ter sempre uma pele bem cuidada.
Porém, a verdade é que muitas mulheres acabam pulando essa etapa tão importante que é a rotina de cuidados diários da pele. Depois, elas não entendem porque a produção não dura muito ou os produtos começam a escorrer! Você com certeza não quer algo assim, correto?
Uma pele verdadeiramente limpa e hidratada irá permitir que os produtos tenham maior fixação, além de oferecer maior proteção contra os danos que os cosméticos ocasionam para a região.
Pensando nisso, preparamos um guia completo para que você saiba exatamente como começar a sua preparação. Não deixe de ler até o final para se tornar especialista no assunto!
Sumário do conteúdo
Como preparar a pele para a maquiagem
1º passo – Higienizar
A higienização é a primeira parte da make e nunca deve ser negligenciada. Limpar a pele remove qualquer resquício de impurezas que possam atrapalhar na fixação da make, além de reduzir a oleosidade para prolongar a durabilidade dos produtos.
Não utilize um sabonete qualquer, mas sim um sabonete facial para o seu tipo específico de pele. Dessa forma, você consegue garantir os cuidados que a sua pele de fato precisa!
Para economizar tempo, uma dica é deixá-lo sempre dentro do boxe. Assim, você nunca vai esquecer de lavar o rosto corretamente.
2º passo: Tonificar
Em seguida, a tonificação também faz parte da preparação de pele e um bom produto adstringente servirá para equilibrar o PH da sua pele e fazer com que absorva melhor os ativos de cremes, como hidratação e nutrientes, que virão na fase seguinte.
O tônico garante um aspecto jovem e saudável e é capaz de recuperar até mesmo algumas vitaminas perdidas com o tempo. Atenção: para não ter ressecamentos, escolha um para o tipo de pele. Abaixo, confira algumas indicações de tônicos:
3º passo de como preparar a pele para a maquiagem: Hidratação
Essa é a parte onde você aplica receitas caseiras, cremes, géis, séruns e águas termais para recuperar a umidade da cútis. Isso é fundamental para que a maquiagem não fique craquelando ao receber todas as camadas de produtos.
Para que você entenda melhor: a hidratação é a reposição de água na pele. Se você não tem o costume de hidratar o rosto, sua pele sente falta dessa água. Logo, quando você colocar qualquer tipo de produto, como a maquiagem, em contato, ela vai “sugar” toda a água que precisa para recuperar a hidratação.
Portanto, como a maioria dos produtos de make são feitos à base de água, é como se a pele drenasse todo o produto. Consequentemente, a base vai abrir, o corretivo vai craquelar e por aí vai.
Para evitar que isso aconteça, é preciso que você dê a água necessária para a sua pele. Sendo assim, ela não sentirá a necessidade de sugar a make.
Para melhores resultados, faça uma massagem facial. Aplique o produto em forma circular para ativar a circulação e garantir uma melhor oxigenação da pele. Veja abaixo como fazer uma massagem facial pré make:
4º passo: Proteção
Um dos últimos passos para preparar a pele, mas não menos importante, é o uso do protetor solar. Mesmo encoberta pela maquiagem, a pele precisa estar protegida contra os raios do sol.
E, se tratando do rosto, o FPS precisa ser sempre alto, no mínimo de número 50. Os que possuem cor oferecem uma camada extra de proteção. Use todos os dias para garantir bons resultados.
5 passo: Primer
O primer é um produto essencial para preparar a pele, mas também já pode ser considerada a primeira etapa da maquiagem em si.
Existem três tipos do produto: para rosto, região dos olhos e boca. Sua função é uniformizar a pele, diminuir a visibilidade dos poros e garantir que a maquiagem dure por muito mais tempo.
Além disso, existem diferentes tipos de primer: os minimizadores de poros, perfeitos para serem utilizados na zona T; os primers que controlam a oleosidade; primers neutralizadores – como o primer verde para reduzir manchas vermelhas, como as de rosácea; primers hidratantes, ideais para a pele seca, e por aí vai.
Escolher o primer que mais se adequa ao seu tipo de pele vai fazer toda a diferença na maquiagem!
Preparar a pele depois: Limpeza pós-maquiagem
Todas as dicas anteriores são importantes, mas é essa dica final que realmente fará diferença na hora de preparar a pele. Na verdade, não é nenhuma novidade:
Assim que chegar em casa, após toda etapa de maquiagem e da sua rotina de eventos, remova as impurezas que estiverem na pele com um bom demaquilante, lavando o rosto com o sabonete facial.
Você pode usar um bálsamo, um demaquilante, um cleansing oil, não importa! O que realmente faz diferença é garantir que toda a make será removida.
Por fim, jamais, durma com maquiagem! Quando dormimos, a pele começa o processo de renovação celular. Sendo assim, se você estiver com a maquiagem impedindo esse processo, não será possível dar continuidade à renovação e a pele vai produzir óleo em excesso para compensar o esforço.
Na manhã seguinte, é provável que você acorde com acne e com aquele aspecto de pele cansada.
No dia seguinte, mesmo se você for preparar e limpar o rosto antes, não adianta ir se maquiar com os poros acumulados de sujeiras, que já estão ali por horas, não é mesmo? Então, faça com que tirar toda a make antes de dormir vire parte da sua rotina!
Gostou das nossas dicas sobre como preparar a pele para a maquiagem? Então deixe seu comentário abaixo, e não se esqueça de compartilhar com suas amigas!
imagens:https://br.freepik.com/