Você quer aprender como limpar pincel de maquiagem? Então você chegou ao artigo certo! Os pinceis são utensílios de maquiagens fundamentais para o resultado final da produção. Porém, é muito importante prezar pela sua higienização.
Muitas mulheres pulam ou esquecem isso, muitas vezes apenas removendo o excesso que fica na ponta do pincel.
Com o tempo, esse descuido pode ocasionar irritações na pele, dermatite e outras doenças geradas por bactérias, como gripe, micoses e herpes labial.
Além disso, as impurezas podem até mesmo prejudicar o seu uso! Mais para a frente, você vai entender por que.
Ao longo do artigo, você vai aprender tudo sobre como preservar os seus pincéis para que eles possam ajudar a criar a make perfeita! Sem mais delongas, vamos começar?
Sumário do conteúdo
Por que é preciso limpar pincel de maquiagem?
Antes de mais nada, vamos entender por que os pinceis acabam sendo tão prejudiciais para a nossa saúde?
Como eles estão sempre em contato com maquiagens e com nossa pele, olhos e boca, eles acabam acumulando impurezas e microorganismos.
Principalmente no caso de produtos cremosos, que têm água em sua composição, como as bases e corretivos, é imprescindível higienizar o pincel com frequência. Afinal, a fórmula contribui para a proliferação de microorganismos e pode causar doenças de pele.
Além disso, todo o acúmulo de sujeiras impede um bom resultado final na sua maquiagem. Afinal, no caso das bases e corretivos, elas podem endurecer o pincel e fazer com que a make fique com aquela aparência “riscada”. No caso das sombras, elas podem alterar a cor e fazer com que o seu esfumado não fique tão belo.
Por isso, anote as dicas e evite que a sujeira vire algo pior.
Qual é o melhor produto para limpar pincel de maquiagem?
Atualmente, existem no mercado produtos específicos para limpar os seus pincéis. Mas, você pode fazer isso utilizando shampoos para bebês, sabonete neutro e ainda detergente neutro. Aliás, os detergentes são os mais indicados, ok?
Se for usar shampoo ou detergente, aplique as gotas na palma da mão e passe de forma circular. Enxague o pincel sem molhar o cabo e repita o processo até que a espuma fique branca.
Se escolher o sabão ou o sabonete, pegue o utensílio e esfregue em círculos até formar bastante espuma. Abaixo, veja como fazer o processo:
Retire o excesso de produto para limpar pincel de maquiagem
Se o seu pincel já estiver muito sujo, primeiramente remova o excesso de maquiagem com um lenço umedecido. Dessa forma, o processo ficará mais rápido!
Lavagem
Em seguida, molhe os pincéis em água corrente, fria ou morna, na pia do banheiro. Tome muito cuidado para não molhar o cabo do pincel. Afinal, isso pode prejudicar a cola dos acessórios e fazer com que o pincel quebre com facilidade.
Ensaboe e lave suavemente as cerdas com a palma da mão, utilizando uma pequena quantidade do produto de sua preferência para a limpeza.
Faça esse processo, de preferência, com movimentos circulares.
Lave bem
Depois disso, enxague bem em água corrente. Faça o processo repetidamente até que a espuma saia do pincel bem branquinha.
Deixe secar naturalmente
Deixe o seu pincel secar naturalmente, nunca utilizando o secador.
Para isso, retire bem o excesso de água e deixe o utensílio em cima de uma tolha limpa, em um local arejado, porém, longe do sol.
Cuidados básicos
Para não estragar, evite molhar o cabo do pincel ao lavá-lo e também não deixe que a água entre no lugar onde ficam as cerdas. É muito importante frisar essa dica, já que ela contribui para a vida útil do seu pincel!
Cerdas naturais e artificiais
Existem pinceis de cerdas naturais, mais macias, e outras de cerdas artificiais, que costumam ser mais duras.
A lavagem para ambos os casos é a mesma. Porém, os pinceis naturais exigem um pouco mais de hidratação. Por isso, os sabonetes neutros podem ser a melhor opção!
Onde guardar seus pinceis de maquiagem?
Após limpo, guarde o seu pincel em local longe da umidade e do sol para melhor preservação das cerdas e para evitar contato com microorganismos.
De quanto em quanto tempo preciso limpar pincel de maquiagem?
Sem dúvidas, essa é uma das principais dúvidas de quem gosta de se maquiar. Percebeu que seu pincel está com impurezas acumuladas? Não tenha dúvida em higienizar ele.
Mas, se a sujeira não estiver tão visível, lave apenas os pinceis usados para aplicar base e corretivos de 15 em 15 dias.
Como esses produtos são mais úmidos, eles acabam propiciando a criação de acnes e precisam de um cuidado maior.
Já os pinceis para sombra e blush, que são produtos secos, podem ser lavados uma vez por mês. Ainda assim, é importante usar um higienizador com frequência para remover o excesso de produto e evitar que ele prejudique a sua make.
No caso das esponjinhas, para quem as utilizam, a dica é trocá-las por uma nova a cada 30 dias. Nesse caso, a limpeza é recomendada a cada dois ou três usos.
Nunca empreste os seus pincéis!
Vae lembrar que você nunca deve compartilhar os seus pincéis de maquiagem, ok? Empreste-os apenas se eles estiverem limpos e, antes de usar em si mesma novamente, siga os passos apresentados acima para higienização.
Dividir pincéis de maquiagem contribui para a proliferação de doenças. Logo, o ideal é que cada pessoa tenha o seu – mesmo que vocês morem na mesma casa.
Se você ficou em dúvida quando ao nome dos pinceis e suas funções, temos um artigo inteirinho que explica tudo sobre esse assunto. Então entra aqui e vejas nossas dicas!
Gostou das nossas dicas? Então deixe o seu comentário abaixo! Além disso, aproveite também para compartilhar o artigo nas redes sociais. Até a próxima!