Sobrancelha de Henna

Sobrancelha de henna: tudo o que você precisa saber

Se você quer trabalhar com design de sobrancelhas, você provavelmente já ouviu falar na sobrancelha de henna.

Afinal, nos últimos anos, esse procedimento se tornou muito desejado entre as mulheres, principalmente aquelas que têm sobrancelhas muito finas ou com algum tipo de falha.

Mas, afinal, como funciona esse procedimento e o que você precisa para entrar nesse mercado?

Ao longo desse artigo, vamos falar sobre o que é a sobrancelha de henna e qual a diferença entre outro procedimento muito famoso: a micropigmentação.

Além disso, vamos falar também sobre o mercado de beleza e o que fazer quando a sua cliente tiver alergia à henna.

Portanto, não deixe de ler até o final para se tornar especialista no assunto! Então, sem mais delongas, vamos começar a estudar?

O que é a sobrancelha de henna?

Sobrancelha de Henna

A sobrancelha feita com a henna consiste em um procedimento de correção, desenho e preenchimento das sobrancelhas por meio de um pigmento que fixa na pele das clientes.

Extraído de uma planta denominada Lawsonia inermis, esse pigmento é natural e raramente tem contraindicações para ser aplicado no rosto.

A aplicação do produto é feita com o apoio de um pincel chanfrado (o mesmo que usamos para preencher a sobrancelha com sombra).

Por tratar-se de uma espécie de tinta que realmente pigmenta a pele, é preciso ter muito cuidado durante a aplicação para deixar o resultado perfeito.

É justamente por isso que o procedimento só deve ser feito por profissionais especializadas! Logo, o curso de design de sobrancelhas ou técnico com foco na aplicação de henna é imprescindível para atuar nesse segmento.

Ao contrário da sobrancelha definitiva, o resultado da henna não é tão duradouro. Isso porque o pigmento é aplicado apenas na camada superficial da pele, sem causar nenhum tipo de dor ou desconforto.

Geralmente, os resultados duram cerca de 15 a 30 dias, a depender dos cuidados de cada cliente e de um processo de aplicação bem feito. Após esse período, é preciso agendar o serviço novamente para retocar o pigmento.

Quais são as vantagens de fazer sobrancelha de henna?

Vantagens de fazer Sobrancelha de henna

A principal vantagem de henna é a duração do procedimento. Se a sua cliente tem o costume de preencher as sobrancelhas diariamente com sombra, lápis ou outro tipo de maquiagem, a henna pode dar esse mesmo resultado por período maior.

Além disso, esse serviço é indicado para mulheres que têm as sobrancelhas muito finas ou que gostariam de mudar o modelo, deixando a sobrancelha mais arqueada. Mas é claro não exagere na mudança do formato para não ficar desarmonioso.

Por último, não podemos deixar de citar o fato de que o pigmento utilizado é natural e extraído de plantas. Além de ser vegano, isso significa que ele dificilmente vai causar alergias ou desconfortos durante ou após sua aplicação.

Qual é a diferença entre a henna e a micropigmentação?

Como já mencionamos acima, a aplicação da henna não consiste em um procedimento definitivo. Pense neste tipo de pigmento como uma tinta mais resistente, mas que, eventualmente, vai acabar desbotando e precisando de manutenção.

Por mais que isso também aconteça com a micropigmentação, a duração da tinta é muito maior. Nesse caso, é utilizado um aparelho conhecido como dermógrafo.

Ele é composto por pequenas agulhas que depositam o pigmento em camadas mais profundas da pele (porém, não tão profundas quanto a tatuagem que, de fato, tem duração vitalícia).

A durabilidade da micropigmentação pode ser de até 2 anos. Logo, é muito maior do que a henna.

O público alvo desse procedimento é a mulher que não quer ter que retocar a henna todos os meses. Porém, agora que a moda da micropigmentação já se consolidou, as mulheres têm procurado resultados mais passageiros.

Afinal, se elas quiserem mudar o formato, não será preciso esperar anos para a tinta desbotar.

O que fazer quando a cliente tiver alergia à sobrancelha de henna?

Como mencionamos acima, é muito difícil o pigmento causar alguma alergia ou irritação na pele. Porém, existe essa possibilidade, já que cada pele é diferente da outra e sua cliente pode ter algum tipo de reação.

Por esse motivo, a melhor dica é fazer o teste de produto na pele. Para isso, aplique uma quantidade pequena de pigmento no braço da cliente e espere alguns minutos (tome cuidado para não deixar muito tempo e manchar a pele!).

Caso a região fique avermelhada ou tenha qualquer alteração, retire o pigmento imediatamente e recomende outro procedimento.

A micropigmentação pode ser uma alternativa para essa cliente que tem alergia à henna. Porém, é preciso tomar ainda mais cuidado ao recomendar esse tipo de serviço.

Como o pigmento da sobrancelha definitiva não é natural, as chances de que essa pele também seja sensível ao processo são muito maiores.

Infelizmente, no caso dessa pele irritadiça, talvez não exista um método seguro de fazer a sobrancelha de henna ou definitiva.

Mas, para não perder essa cliente e ajudá-la a cuidar de sua beleza e autoestima, existe uma terceira opção: você pode fazer o design de sobrancelha e ensiná-la a corrigir as falhas em casa.

Esse procedimento também é ensinado no curso de design de sobrancelha e aplicação de henna. Logo, esse é outro motivo para você investir nas aulas e se tornar uma profissional ainda mais completa!

Minha cliente tem alergia à sobrancelha de henna: e agora?

Como já mencionamos acima, o primeiro passo será fazer o design de sobrancelhas. Identifique o formato de rosto da cliente e use um lápis para traçar o melhor desenho para ressaltar suas características pessoais.

Então, comece a retirar o excesso de pelos com o apoio de uma pinça.

Essa mudança já será o suficiente para que essa cliente alérgica perceba que existe uma alternativa além da sobrancelha de henna, embora ela possa ficar desapontada por não poder fazer o procedimento.

Então, como profissional, busque reafirmar a importância de cuidar bem da pele e das sobrancelhas para manter a autoestima lá em cima!

Em seguida, instrua sua cliente sobre como é possível deixar as sobrancelhas do formato que ela gostaria sem sair de casa.

Preencha e corrija as falhas  – mas ensine sua cliente ao mesmo tempo!

Enquanto estiver preenchendo as falhas da sobrancelha com uma sombra, lápis ou pasta, mostre como você faz o serviço para a sua cliente.

Ensine a delimitar a base e o topo das sobrancelhas, encontrar o ponto de curvatura e preencher na direção de crescimentos dos pelos para que o resultado fique mais natural.

Além disso, ajude-a a encontrar os melhores produtos e o tom natural de seus fios. Isso pode parecer que você está ensinando a cliente a não precisar de você, mas, na verdade, é o contrário.

Essa dica é importante para fidelizar a sua cliente e fazê-la sentir que você se importa com ela. Então, por mais que ela não possa fazer a sobrancelha de henna, ela pode recomendar o seu serviço para outras colegas e reagendar o design e depilação todos os meses!

Agora que você já sabe tudo sobre a henna, que tal encontrar um curso de design de sobrancelhas e começar a investir no seu futuro? Boa sorte!

Caso queira tirar alguma dúvida ou compartilhar dicas com nossas demais leitoras, deixe seu comentário no espaço abaixo. Aproveite também para compartilhar o artigo nas redes sociais!

Até a próxima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *